Os controladores CGM/CGE são enviados com um estado padrão que pode ajudar na validação da fiação dos terminais de entrada e saída antes do download de um arquivo de aplicação. Quando o controlador está ligado nesse estado, o LED de falha piscará em um padrão de duas piscadas rápidas e, em seguida, uma longa pausa (consulte Status e estados do LED).
Para utilizar esse recurso, certifique-se de que os interruptores rotativos estejam configurados para o endereço ou número de controlador desejado e conecte os terminais de entrada e saída. Aplique energia ao controlador e conecte-o ao dispositivo com um Gateway MAP ou um display do controlador local para visualizar os pontos no controlador. O controlador relatará um status operacional mesmo que não haja uma aplicação verdadeira carregada. A CCT não poderá comissionar ou carregar o dispositivo como resultado até que um aplicativo verdadeiro seja baixado. O nome do aplicativo exibido será o endereço do controlador, seguido pelo modelo do controlador e "Estado padrão".
Por exemplo, um controlador de CGM09090 cujos interruptores rotativos estão configurados para 8 teria o nome de aplicação de estado padrão de "8-CGM09090 Default State".
O estado padrão cria pontos de E/S para todas as conexões nos terminais de entrada e saída. Ela pressupõe que todas as Entradas Universais (UIs) sejam sensores de temperatura de níquel. Todas as saídas configuráveis (COs) são tratadas como saídas binárias (BOs) com um valor inicial de 0. O estado padrão também recebe entrada de um sensor de rede no endereço 199. Se não houver um Sensor de Rede conectado, a inicialização desse estado padrão será atrasada em 30 segundos enquanto o controlador tenta estabelecer uma conexão com o sensor.