Introdução - Metasys - LIT-12011279 - General System Information - Metasys System - 12.0

Diretrizes de rede e TI – Boletim técnico (LIT-12011279)

Brand
Metasys
Product name
Metasys System
Document type
Technical Bulletin
Document number
LIT-12011279
Version
12.0
Revision date
2023-12-06
Product status
Active
Language
Português (Brasil)

Conforme implementado no sistema Metasys, o RabbitMQ é compatível com os recursos de árvore de navegação da Site Management Portal UI e tendências. A fila do Site Director recebe dados de tendência e alterações na árvore de navegação de outros dispositivos do sistema. Quando o Site Director está ocupado, as mensagens permanecem na fila até que o Site Director esteja disponível para processá-las. O uso do RabbitMQ permite que o sistema evite gargalos, separando as ações de recebimento e processamento de dados. Todas as funções de enfileiramento de mensagens acontecem dentro do próprio servidor, nenhuma mensagem do RabbitMQ é transmitida pela rede entre o servidor e outros dispositivos.

O Metasys instala o RabbitMQ em todos os computadores em que o software ADS, ADX ou OAS está instalado. Após instalado, não interrompa, desative ou desinstale o RabbitMQ. Se o RabbitMQ for interrompido, desativado ou desinstalado, o Site Director não receberá ou processará mensagens. Os dados de tendência perdidos podem ser irrecuperáveis. A fila é preenchida a uma taxa determinada pela configuração do site e pelo uso do sistema, por exemplo, frequência de tendência ou número de adições, alterações ou exclusões feitas na árvore de navegação.

Nota: Cada Site Director contém todas as informações de navegação de todo um site em um cache. Esse cache permite que o Site Management Portal UI seja exibido rapidamente, sem solicitações repetidas aos dispositivos do sistema. As atualizações recebidas pela fila do RabbitMQ mantêm as informações atualizadas.
Um alarme será gerado no sistema Metasys quando qualquer tendência ou amostra de alarme permanecer no RabbitMQ por mais de 10 minutos. Este alarme geralmente indica um problema com o Microsoft SQL Server® ou que um destino de encaminhamento remoto está offline. Consulte a figura a seguir para ver um exemplo de alarme do Metasys.
Figura 1. Alarme do RabbitMQ

Um alarme será gerado no sistema Metasys quando as amostras de tendência permanecerem na fila depois de falhar por duas inserções em massa. Se esse cenário ocorrer, as amostras de tendência entrarão no modo de inserção única. Um alarme é gerado para cada amostra de tendência que retorna para um modo de inserção única. Arquivos JavaScript Object Notation (JSON) são criados para cada objeto de tendência que possui uma amostra que não pode ser processada. Os arquivos JSON estão localizados em C:\ProgramData\Johnson Controls\Metasys Services\TimeSeriesService\DataIngestion.