Atribuição de endereço IP do dispositivo Metasys (DHCP ou manual) - Metasys - LIT-12011279 - General System Information - Metasys System - 12.0

Diretrizes de rede e TI – Boletim técnico (LIT-12011279)

Brand
Metasys
Product name
Metasys System
Document type
Technical Bulletin
Document number
LIT-12011279
Version
12.0
Revision date
2023-12-06
Product status
Active
Language
Português (Brasil)

Consulte Tabela 1 para obter as regras de atribuição de endereço IP no sistema Metasys. Nesta tabela, é apresentado o termo Site Director. O Site Director é o dispositivo designado para manter as informações do site que detém o objeto de Site, o qual contém as informações sobre a organização lógica dos dados da instalação, as informações administrativas de senha de usuário e a data e hora gerais. Esta função reside em um gerenciador ou em um servidor Metasys em grandes instalações. Embora um gerenciador possa ser um Site Director, se o site tiver um servidor Metasys, então, um servidor Metasys deverá ser o Site Director. O Site Director fornece um ponto de entrada uniforme e suporta funções como login de usuário, administração de usuário, sincronização de data/hora e gerenciamento de tráfego.

Tabela 1. Atribuições de endereço IP

Dispositivo

Endereçamento dinâmico

Endereçamento estático

Notas

SNE/SNC

Suportado

Recomendado quando o SNE/SNC é o Site Director

  • O SNE/SNC é um dispositivo de supervisão para controladores de equipamentos.
  • O SNE110Lx não pode ser o Site Director. Ele deve residir em um Site Director de ADS-Lite.

NAE/NCE

Suportado

Recomendado quando o NAE/NCE é o Site Director

  • O NAE/NCE é um dispositivo de supervisão para controladores de equipamentos.
  • O NAE85 é instalado em um computador de classe de servidor, mas todos os outros gerenciadores de rede são dispositivos autônomos na rede IP.
  • O NAE45-Lite não pode ser o Site Director. Ele deve residir em um Site Director de ADS-Lite.

NIE

Não suportado

Obrigatório

  • Um servidor DHCP pode ser configurado para atribuir um endereço IP específico a um endereço MAC específico, portanto, o DHCP pode ser usado para atribuir um endereço IP estático a um dispositivo.
  • O NIE55 é um dispositivo de supervisão para controladores de equipamentos.
  • O NIE85 é instalado em um computador de classe de servidor, mas os NIE55s e NIE59s são gerenciadores de rede autônomos na rede IP.

LCS

Suportado

Recomendado quando o LCS85 é o Site Director

  • O LCS é um dispositivo de supervisão para controladores de equipamentos.
  • O LCS85 é instalado em um computador de classe de servidor.
  • DHCP é suportado desde que o mesmo endereço seja atribuído ao LCS85 após uma reinicialização ou desligamento por um longo período. Se um novo endereço for atribuído, é necessário reconfigurar o driver do software LonWorks e atualizar as configurações do LCS85 designado como servidor de configuração.

ADS/ADX/OAS

Suportado

Recomendado quando o ADS/ADX ou OAS é o Site Director

O ADS é carregado em um computador de classe de desktop e o ADX é instalado em um computador de classe de servidor. O OAS é carregado em computadores de classe de desktop ou de classe de servidor.

TEC20-3C-2

Suportado apenas para porta primária

É recomendado para porta primária, e necessário para porta secundária

  • Habilite o DHCP apenas se a rede tiver um ou mais servidores DHCP. Caso contrário, o TEC20-3C-2 Coordinator poderá se tornar inacessível na rede.
  • Apenas a Interface de Taxa Primária (PRI) da conexão Ethernet primária, como NET e LAN1, pode ser habilitada para usar DHCP. A conexão Ethernet secundária (SEC), como NET2 e LAN2, pode usar somente endereçamento IP estático.
  • O TEC20-3C-2 Coordinator é configurado de fábrica com um endereço IP de 192.168.1.12n e uma sub-máscara de 255.255.255.0, em que n é igual ao último número no número de série do TEC20-3C-2 Coordinator. Ao comissionar o dispositivo com a Ferramenta de configuração sem fio TEC, não atribua ao computador o mesmo endereço IP que o endereço IP atribuído de fábrica do TEC20-3C-2 Coordinator.

WRS-RTN

Suportado

Recomendado se surgirem problemas de comunicação

  • O sistema WRS-RTN não suporta o Metasys Versão 9.0.7 ou posterior.
  • Se os dispositivos usarem Conversão de Endereços de Rede (NAT) para se comunicarem pela Internet, os NATs deverão fornecer endereços IP internos e externos estáticos. Se estiver usando DHCP para atribuir endereços a dispositivos que se comunicam por meio de redes que usam NATs, o servidor DHCP deverá ser configurado para sempre alocar exatamente o mesmo endereço IP que os endereços MAC dos dispositivos do sistema Metasys. Esta configuração faz esses dispositivos se comportarem como se tivessem endereços IP estáticos, embora tenham endereços DHCP. Esse comportamento às vezes é chamado de endereçamento atribuído dinamicamente e alocado estaticamente de um servidor DHCP.
  • A transmissão de dados pela Ethernet entre um WRS-RTN e um gerenciador consome pouquíssima largura de banda (menos de 1,5% da largura de banda utilizável em uma rede Ethernet de 10 Mbps, com base no carregamento máximo do dispositivo). Consulte WRS Series Many-to-One Wireless Room Temperature Sensing System Technical Bulletin (LIT-12011095) para obter detalhes.