Requisitos de licenciamento do Microsoft SQL Server - Metasys - LIT-12011279 - General System Information - Metasys System - 12.0

Diretrizes de rede e TI – Boletim técnico (LIT-12011279)

Brand
Metasys
Product name
Metasys System
Document type
Technical Bulletin
Document number
LIT-12011279
Version
12.0
Revision date
2023-12-06
Product status
Active
Language
Português (Brasil)

O software SQL Server 2016 Standard ou Enterprise usa um modelo de licenciamento por núcleo.

Para obter mais informações, consulte a seção Microsoft SQL Server 2019 Licensing Models em SQL Server 2019 Licensing Datasheet https://download.microsoft.com/download/0/5/c/05c60185-ebdd-4472-895a-3d8e8da55682/SQL_Server_2019_Licensing_Datasheet.pdf.

Todas as versões do software Microsoft SQL Server Standard ou Enterprise usam um modelo de licenciamento por núcleo. No entanto, as versões do SQL Server Express não requerem licenciamento. Para determinar as necessidades de licenciamento do software SQL Server Standard ou Enterprise instalado em um servidor Metasys:

  • conte o número de núcleos no processador
  • adquira o número adequado de licenças principais

Para auxiliar na contagem do número de núcleos de processador, consulte as especificações fornecidas pelo fabricante do computador ou baixe o Microsoft Assessment and Planning Toolkit (https://www.microsoft.com/en-us/download/details.aspx?id=7826). Este kit de ferramentas pode requerer a ajuda de um profissional de TI. Também é possível consultar o Microsoft Core Factor Table disponível em http://go.microsoft.com/fwlink/?LinkID=229882.

Após determinar o número de núcleos de processador, compre o número de licenças de núcleo adequado para permitir que o computador ADX acesse o banco de dados do SQL Server. Se o computador ADX que executa o software SQL Server tiver vários núcleos no processador, adquira uma licença para cada núcleo físico no processador. Por exemplo, se o computador tiver um processador quad-core único, compre quatro licenças de núcleo.

Para um ADX dividido sem o Metasys Advanced Reporting System, o software SQL Server é instalado apenas no servidor de banco de dados. É necessário comprar uma licença de núcleo para cada núcleo físico no processador do servidor de banco de dados.

Para um ADX dividido com o Metasys Advanced Reporting System, o componente do gerenciador de banco de dados do software SQL Server está presente no servidor de banco de dados e o componente de serviços de relatório do software SQL Server é instalado no servidor Web/aplicação. É necessário comprar uma licença de núcleo para cada núcleo físico no processador de ambos os servidores de banco de dados e servidores Web/aplicação. Se você instalar o SCT em um sistema operacional de classe Server, a máquina SCT precisará de uma licença SQL.

Tabela 1 lista o número de licenças de núcleo necessárias com base no número de núcleos físicos no processador.

Tabela 1. Requisitos de licença do SQL Server

Núcleos físicos no processador

Licenças de núcleo necessárias

(O software SQL Server Standard/Enterprise requer um mínimo de quatro licenças de núcleo, mesmo para processadores com menos de quatro núcleos.)

1

4

2

4

4

4

6

6

8

8