Visão Geral - Metasys - LIT-12013105 - M4-CGE04060-0 - M4-CGE09090-0 - M4-CGE09090-0H - M4-CGM04060-0 - M4-CGM09090-0 - M4-CGM09090-0H - M4-CVE03050-0P - M4-CVM03050-0 - M4-CVM03050-0P - M4-XPM04060-0 - M4-XPM09090-0 - M4-XPM18000-0 - Field Device - M4-CG General Purpose Application Controller - 13.0

Boletim do produto Metasys CG, CV Equipamento controladores e módulos de expansão XPM

Brand
Metasys
Product name
M4-CG General Purpose Application Controller
Document type
Product Bulletin
Document number
LIT-12013105
Version
13.0
Revision date
2024-06-05
Product status
Active
Language
Português (Brasil)

Os Controladores de aplicação de uso geral (CGs), os Controladores de caixa VAV (CVs) e os Módulos de expansão de entrada/saída (XPMs) do Metasys são uma família nova e modernizada de controladores de equipamentos que se integram ao sistema Metasys baseado na Web.

Controladores de equipamentos das séries CG e CV

Os controladores de aplicação de uso geral da série CG são adequados para controlar uma ampla variedade de instalações e equipamentos HVAC, incluindo fan coils, unidades de tratamento de ar, equipamentos HVAC acondicionados e equipamentos de planta central. Os controladores da série CG executam aplicações pré-projetadas e programadas pelo usuário. Alguns modelos apresentam um display colorido integral com um teclado de navegação que permite o monitoramento local aprimorado de equipamentos de campo controlados.

Os controladores de equipamentos da série CV, que incluem os modelos CVM e CVE, são projetados para aplicações de caixa de volume de ar variável (VAV). Esses controladores são totalmente programáveis, mas também apresentam um conjunto de aplicações pré-carregadas, permitindo que esses controladores se tornem totalmente operacionais, selecionando a aplicação de caixa VAV apropriada usando o Gateway de Portal de Acesso Móvel (MAP) Gateway. Os controladores da série CV incluem um atuador de damper integral e um sensor de transdutor de pressão diferencial (DPT) digital. Alguns modelos também apresentam um potenciômetro integral para detectar a posição real do damper da caixa VAV. Os controladores das séries CG e CV incluem um relógio em tempo real integral, que permite aos controladores monitorar e controlar as programações, os calendários e as tendências e a operar por longos períodos como controladores quando desconectados da rede do sistema Metasys .

Esses controladores apresentam um design avançado que oferece desempenho ideal e fácil acesso às terminações de energia, rede e campo. Esses controladores foram projetados para serem instalados facilmente e se comunicarem por meio dos protocolos RS485 BACnet® MS/TP, BACnet Secure Connect (BACnet/SC) ou BACnet/IP, que permitem construir uma variedade de aplicações de rede de controladores de equipamentos, desde simples ventiladores, aplicações de controle de bobina, bomba de calor ou VAV para gerenciamento avançado de planta central e aplicações independentes. Os controladores CGM e CVM são comutáveis para comunicações N2. Os controladores executados no modo N2 podem ser usados para manter ou modernizar locais com controladores Johnson Controls® herdados instalados.

Figura 1. Controladores de equipamentos Metasys das séries CG e CV e módulos de expansão XPM

Módulos de expansão da série XPM

Os Mmódulos de E/S de expansão da série 4-XPM podem atender em uma de duas capacidades, dependendo de onde estão instalados no sistema Metasys . Quando instalado no barramento sensor/atuador (SA) de um controlador de equipamentos Metasys , um XPM expande as interfaces de entrada e saída que podem ser usadas com esse controlador de equipamentos. Quando instalado no Barramento do Controlador de Campo (FC) de um gerenciador de rede Metasys , um XPM pode ser usado como multiplexadores de ponto de E/S para suportar monitoramento e controle de um gerenciador de rede Metasys . O multiplexador de ponto também pode ser útil para compartilhar pontos entre outros controladores de equipamentos no barramento FC usando conectividade ponto a ponto.