Painéis e widgets - Metasys - LIT-1201526 - General System Information - Metasys System - 11.0

Boletim de produto do sistema Metasys

Brand
Metasys
Product name
Metasys System
Document type
Product Bulletin
Document number
LIT-1201526
Version
11.0
Revision date
2021-03-19
Product status
Active
Language
Português (Brasil)

Um painel organiza os dados na Metasys UI para ajudar os operadores a ter uma visão completa do que está acontecendo em um espaço, com um equipamento ou em um sistema como uma planta central. Em cada painel, os widgets fornecem recursos específicos de interação do operador. Os operadores podem personalizar os painéis de acordo com as necessidades específicas, permitindo a seleção de widgets visíveis, a ordem e a aparência do widget, além de atribuir widgets por tipo de dispositivo cliente.

O Space Dashboard fornece um resumo coeso do espaço selecionado, incluindo o equipamento que atende o espaço e as áreas potencialmente problemáticas no espaço. Os widgets mostrados no Space Dashboard incluem os seguintes:

  • Gráficos fornece uma representação visual do espaço selecionado, permitindo que os operadores verifiquem rapidamente o status desse espaço, descubram condições incomuns do sistema, façam rápidas comparações relacionais entre os espaços próximos e emitam comandos para melhorar o desempenho ou restaurar a ordem. O widget do Graphics exibe representações digitais de equipamentos ou sistemas, com símbolos gráficos e animações criados usando o Gerenciador de gráficos.

  • Espaço de atendimento do equipamento identifica o equipamento que atende o espaço selecionado e, em seguida, fornece os detalhes sobre esse equipamento, incluindo outros equipamentos ou sistemas que podem estar afetando esse equipamento.
  • Áreas potencialmente problemáticas fornece uma exibição única, mostrando todos os itens em estado de alarme, aviso, desativado, fora de serviço e offline dentro de um espaço. Essa exibição permite filtrar e visualizar os dados que são importantes para você. A partir da Versão 11.0, também é possível usar esse widget para investigar e gerenciar falhas que ocorrem em seu site, se a detecção de falhas for licenciada. O widget Áreas potencialmente problemáticas pode ser usado como uma lista de pendências diária para gerenciar edifícios com mais eficiência.
    Nota: Para um OAS, é necessária uma licença Áreas potencialmente problemáticas Metasys para acessar os pontos de Áreas potencialmente problemáticas. As licenças Metasys Fault Detection e a Metasys Fault Triage são necessárias para acessar as opções de detecção de falha e triagem de falha. É possível usar a Detecção de falha sem uma licença de Triagem de falha, mas ambas as licenças para Detecção de falha e Triagem de falha são necessárias para usar a Triagem de falha.
  • Resumo de equipamentos é uma exibição de tabela que lista todos os equipamentos semelhantes que atendem diretamente ao espaço selecionado e os espaços a jusante. O Resumo de equipamentos exibe as informações mais importantes para cada equipamento e fornece links do equipamento para informações ainda mais detalhadas.
  • O widget Schedule lista todas as programações que afetam o espaço selecionado e mostra se as programações estão habilitadas ou desabilitadas. Os operadores podem selecionar, visualizar e editar programações específicas associadas a um espaço. O widget Schedule resume como um espaço é afetado por uma estratégia de programação, para que os operadores possam compreender o quadro completo. O widget Schedule também fornece uma maneira de exibir informações de programação efetivas para uma data específica no futuro, de modo que seja possível garantir que está configurada corretamente. Além disso, o recurso de programação em massa permite que os operadores adicionem exceções a várias programações de uma vez e atribuam programações semanais em massa.
  • A partir da Versão 11.0, o Space Dashboard também é compatível com o widget Trend. Para obter detalhes sobre o widget Trend, consulte a seção abaixo.

O Equipment Dashboard fornece um resumo coeso de um equipamento selecionado. Os widgets mostrados no Equipment Dashboard incluem os seguintes:

  • Graphics fornece uma representação visual do espaço selecionado, permitindo que os operadores verifiquem rapidamente o status desse espaço, descubram condições incomuns do sistema, façam rápidas comparações relacionais entre os espaços próximos e emitam comandos para melhorar o desempenho ou restaurar a ordem. O widget do Graphics exibe representações digitais de equipamentos ou sistemas, com símbolos gráficos e animações criados usando o Gerenciador de gráficos.
  • O widget Trend é um gráfico que mostra até dez pontos de dados históricos para um único equipamento ao mesmo tempo. Este widget permite que os operadores visualizem dados históricos do equipamento, comparem as mudanças de desempenho ao longo do tempo e criem facilmente relatórios em PDF ou CSV. Os operadores podem identificar padrões na operação do equipamento, incluindo exceções de desempenho usando um gráfico candlestick intuitivo que exibe mínimo, máximo e médias. A partir da Versão 11.0, os operadores também podem selecionar um ponto sem tendência e começar a visualizar o valor presente em tempo real plotado em um gráfico Trend. Este recurso é chamado de tendências em tempo real. Adicionalmente, o recurso Trend foi aprimorado na Versão 11.0 para incluir a capacidade de escolher visualizar dados brutos ou agregados, independentemente da duração. Além disso, o limite de amostras foi aumentado para 50.000 amostras e o limite de amostras de tendência individual foi removido. Isso fornece aos operadores do Metasys mais visibilidade dos dados históricos.
  • Equipment Activity permite que os operadores visualizem as atividades de alarme, os eventos offline do controlador de rede, as alterações do usuário e anotações feitas em um intervalo de datas de até um ano nos últimos cinco anos do equipamento selecionado. Esse widget permite que os operadores visualizem e compreendam facilmente a correlação entre as atividades diferentes que ocorrem no sistema.
  • Equipment Relationships identifica todas as relações que um equipamento tem com outros equipamentos, espaços e controladores de campo de rede.
  • Equipment Data relaciona todos os pontos e os valores em tempo real do equipamento selecionado, fornecendo aos operadores informações detalhadas sobre o status operacional do equipamento.
  • O widget Schedule lista todas as programações que afetam o equipamento selecionado e mostra se as programações estão habilitadas ou desabilitadas. Os operadores podem selecionar, visualizar e editar programações específicas associadas a um equipamento. O widget Schedule resume como uma estratégia de programação afeta o equipamento para que os operadores possam compreender o quadro completo. O widget Schedule também fornece uma maneira de exibir informações de programação efetivas para uma data específica no futuro, de modo que seja possível garantir que está configurada corretamente. Além disso, o recurso de programação em massa permite que os operadores adicionem exceções a várias programações de uma vez e atribuam programações semanais em massa.
O Cyber Health Dashboard fornece ao administrador do Metasys uma visão centralizada de potenciais problemas relacionados à segurança ou a problemas do sistema que podem ser detectados por um Metasys Server, mas que podem não aparecer como parte dos alarmes gerais do sistema. O administrador também pode constatar imediatamente o software desatualizado. Os widgets mostrados no Cyber Health Dashboard incluem o seguinte:
  • Security Analysis fornece uma análise detalhada dos riscos e problemas de segurança. O widget consiste em uma guia Summary, guia Critical Issues, guia Potential Risks e guia Informational. A guia Summary mostra um resumo dos problemas críticos e riscos potenciais. A guia Critical Issues mostra os problemas críticos relacionados às contas de usuário ou servidor. A guia Potential Risks mostra os riscos potenciais relacionados às contas de usuário ou servidor. A guia Informational mostra itens informativos que não são problemas críticos nem riscos potenciais. Por exemplo, é possível visualizar quantas contas de usuário no total existem ou quantos gerenciadores de rede possuem o software Metasys na Versão 8.1 ou posterior. É possível filtrar os problemas relacionados à conta e/ou ao servidor. É possível editar os detalhes do usuário para os problemas relacionados à conta e ler as recomendações de políticas relativas aos problemas.
  • System Status mostra uma visão geral da conta na forma de um gráfico de barras e uma visão geral do mecanismo na forma de um gráfico de rosca. A guia Engine Details lista o nome, endereço IP, validade da certificação, versão do firmware e status dos Gerenciadores.
  • User Activity mostra todas as ocorrências de login de usuário bem-sucedido durante um período especificado, todas as ocorrências de login de usuário com falha durante um período especificado e todas as ocorrências de bloqueio de conta durante um período especificado.

Na Versão 11.0, é possível exportar um relatório do Cyber Health Dashboard em formato .pdf. Isso permite que os operadores do Metasys forneçam evidências documentadas do status de segurança cibernética e melhora o compartilhamento de informações de segurança cibernética com outros públicos, como o pessoal de TI.

Recursos adicionais de Metasys UI estão disponíveis e não especificamente estão localizados no Dashboard Space ou Equipment Dashboard, incluindo:

  • Alarm Manager permite que os operadores visualizem e executem ações nos alarmes do sistema Metasys. O Alarm Manager acumula ocorrências de alarmes para ajudar os operadores a priorizar os alarmes mais importantes e gerenciar todas as ocorrências de alarmes em uma operação. O Alarm Manager também exibe um Alarm Summary que indica como os alarmes estão sendo gerenciados. O Alarm Manager pode ser acessado através da Metasys UI e exibido em tela cheia, com uma URL separada, adequada para centros de operações 24 horas por dia, 7 dias por semana. Não é necessário configurar os espaços e equipamentos para que os usuários aproveitem as vantagens do Alarm Manager. Os usuários podem navegar diretamente do Alarm Manager para a Building Network por meio de um link, sem a necessidade de pesquisar manualmente a árvore da rede após encontrar a causa raiz de um alarme. A partir da Versão 11.0, os operadores podem filtrar os itens da Building Network e fazer anotações em massa.
  • Alarm Monitor fornece uma visualização semelhante ao Alarm Manager, mas não exige que o usuário faça login no sistema Metasys. O Alarm Monitor é adequado para os tipos de usuários que não requerem ou não têm autorização para acesso total ao Metasys, mas são responsáveis por visualizar os alarmes de vários sistemas de edifícios integrados. Não é necessário configurar os espaços e equipamentos para que os usuários aproveitem as vantagens do Alarm Monitor.
  • Custom Trend Viewer é um gráfico que mostra até dez pontos de dados históricos de vários equipamentos ao mesmo tempo. Este widget permite que os operadores visualizem e comparem as mudanças de desempenho ao longo do tempo. Os operadores podem identificar padrões na operação do equipamento, incluindo exceções de desempenho usando um gráfico candlestick intuitivo que exibe mínimo, máximo e médias.
  • Introduzido na Versão 11.0, o System Activity é um registro de auditoria em nível de sistema que fornece uma exibição de linha do tempo de todas as auditorias que ocorreram em uma empresa. Os operadores do Metasys podem filtrar por usuário, por exemplo, para obter informações sobre quem está realizando quais ações em seu sistema Metasys. O System Activity fornece transparência aos operadores do Metasys para entender quais ações foram tomadas em seu sistema e por quem.
  • A partir da Versão 11.0, os operadores podem salvar estudos de tendência (os pontos específicos que são exibidos no gráfico de tendência, o tipo de gráfico de tendência e a data e o intervalo de tempo das tendências) e reutilizar esses estudos de tendências posteriormente. O Trend Study Manager é o único ponto de entrada para criar e editar os estudos de tendências da Metasys UI. Com esse recurso, os operadores podem acessar facilmente as tendências personalizadas configuradas em uma sessão anterior da UI do Metasys, além de poder exibir e gerenciar as associações de espaço e equipamentos com todos os estudos de tendências compatíveis.

Alguns widgets estão conectados a Busca e Relatórios avançados, permitindo que os usuários criem relatórios ainda mais poderosos e de maneira mais rápida, aproveitando a eficiência do painel com o recurso Busca Avançada. Os widgets conectados à Busca Avançada incluem o Widget Resumo de equipamentos, Widget Espaço de atendimento do equipamento, Widget Dados do equipamento, widget do Graphics e widget Summary View. Consulte também Busca e Relatórios avançados.