Widget Visualizador e editor de lógica - Metasys - LIT-12012116 - Server - Metasys UI - 7.0

Ajuda da Johnson Controls System Configuration Tool (JCT)

Product
Building Automation Systems > Graphics and Interfaces > Metasys UI
Document type
User Guide
Document number
LIT-12012116
Version
7.0
Revision date
2024-05-01

O que é o widget Visualizador e editor de lógica?

Este widget fornece uma visão única dos diagramas lógicos da Logic Connector Tool (LCT) na Metasys UI e na JCT. A lógica da LCT é necessária para controlar certos aspectos de um sistema de automação de edifícios (BAS). Os objetos do programa (sistema de controle) são frequentemente usados para criar uma lógica de controle de supervisão a fim de seguir a sequência de operações chamadas em planos, especificações ou documentos contratuais de projeto em vários sistemas em um BAS.

O widget consiste em um componente de visualização, chamado de Visualizador de lógica, e um componente de edição, chamado de Editor de lógica.

O Visualizador de lógica fornece uma representação visual da lógica de supervisão da LCT para permitir entender, rastrear e solucionar problemas de lógica no sistema Metasys. O Editor de lógica fornece a funcionalidade para criação de uma nova lógica e edição da lógica existente.

Quem pode acessar o Visualizador e editor de lógica? Quem pode modificar os diagramas lógicos?

Não é necessário ter nenhuma autorização ou licença especial para acessar o Visualizador e editor de lógica e para modificar diagramas lógicos.

Como posso acessar o Visualizador e editor de lógica?

O widget Visualizador de lógica aparece no painel a qualquer momento que você selecionar um objeto de programa (sistema de controle). Se o widget não aparecer na página 1 do painel, clique na lista suspensa da página 1, no canto superior direito do painel, e selecione a página que mostra o widget Visualizador de lógica. Para navegar do Visualizador para o Editor de lógica, clique no ícone de edição. no canto superior direito do widget Visualizador de lógica.
Nota: Este widget está disponível tanto na Metasys UI quanto na JCT.

Qual é o layout do widget Visualizador e editor de lógica?

As figuras e tabelas a seguir descrevem o layout do Visualizador e editor de lógica.
Nota: Os valores em tempo vivo mostrados na figura a seguir aparecem apenas no Visualizador de lógica na Metasys UI. A JCT não mostra valores em tempo vivo.
Figura 1. Layout do wid visualizador de lógica
Tabela 1. Layout do wid visualizador de lógica
Número Nome Descrição
1 Visualização principal Fornece uma visão única do diagrama lógico. O diagrama exibe valores em tempo vivo na Metasys UI e não na JCT.
2 Exportar Exporta o diagrama lógico em formato PDF.
3 Editar Clique para abrir o Editor de lógica.
4 Selecione Selecione um elemento do diagrama lógico e navegue até ele.
5 Panorâmica Move todo o diagrama lógico.
6 Ampliar Amplia o diagrama lógico. Você também pode mover o botão de rolagem do mouse para ampliar a imagem.
7 Redefinição do zoom Encaixa o diagrama lógico na exibição principal. O nível de zoom é ajustado com base no conteúdo do diagrama lógico.
8 Reduzir Reduz o diagrama lógico. Você também pode mover o botão de rolagem do mouse para reduzir a imagem.
9 Exemplo de bloco de referência Os blocos de referência de entrada e os blocos de referência de saída fornecem informações e links para o objeto referenciado e o atributo configurado. Consulte as figuras a seguir.
Figura 2. Bloco de referência de entrada com linha de conexão mostrada
Figura 3. Bloco de referência de saída com linha de conexão oculta
Tabela 2. Legendas do bloco de referência de entrada e do bloco de referência de saída
Número Nome Descrição
1 Ícone do indicador de status global Aparece quando os valores em tempo vivo são mostrados. Exibe o mesmo ícone do indicador de status global que aparece na árvore Network (Rede) e em Views (Exibições) do objeto referenciado.
2 Ícone do tipo de objeto Exibe o ícone de tipo de objeto do objeto referenciado.
3 Objeto referenciado Identifica o objeto referenciado exibindo seu nome ou referência de item como um link para o objeto.
4 Ícone de acionamento Aplica-se apenas a blocos de referência de entrada. Um ícone de estrela aparece quando o bloco é configurado com Trigger selected (Acionado) selecionado.
5 Valor e prioridade de conexão Quando os valores em tempo real são mostrados, o valor da conexão é exibido perto do ponto de conexão inicial. No caso de conexões ocultas, o valor também é exibido no ponto de conexão final.

No caso de conexões de prioridade, a prioridade configurada é exibida no ponto de conexão final. No caso de conexões ocultas, a prioridade também é exibida no ponto de conexão inicial.

Nota: Comparar o valor e a prioridade de conexão com o valor atual mostrado em um bloco de referência de saída pode ajudar você a identificar casos em que a lógica atualmente não está em controle. Por exemplo, na figura anterior, é possível ver que um override do operador está controlando o objeto referenciado e, como resultado, o valor de prioridade inferior da lógica não pode ser efetuado.
6 Ícone de informações Quando clicado, exibe uma dica de ferramenta com informações adicionais e links para o objeto referenciado, como o atributo configurado e a referência do item. Para sites de servidores com espaços e equipamentos definidos, a dica de ferramenta também inclui informações de espaço e equipamento.
7 Barras coloridas de status Aparece somente quando os valores em tempo vivo são mostrados. Exibe barras coloridas para indicar o status atual do objeto referenciado. As cores correspondem às cores dos status configuradas na guia Graphic (Gráfico) nas configurações do site.
8 Valor atual Aparece somente quando os valores em tempo vivo são mostrados. Lista o valor e as unidades atuais (se aplicável) para o atributo configurado. Se o atributo configurado for o valor atual ou o atributo padrão do objeto referenciado, o valor aparecerá como um link para abrir Commanding (Comando).
9 Prioridade atual ou atributo configurado

Quando os valores em tempo vivo são mostrados e o atributo configurado para o bloco é Present Value (Valor atual), esta área lista a prioridade de comando atual do objeto referenciado quando aplicável e fica em branco se o valor atual não for compatível com as prioridades de comando ou se a matriz de prioridade estiver vazia. Para todos os outros casos, essa área lista o nome do atributo configurado.

Figura 4. Layout do Editor de lógica
Tabela 3. Layout do Editor de lógica
Número Nome Descrição
1 Painel de blocos lógicos Selecione um entre os vários blocos lógicos disponíveis para criar ou editar um diagrama lógico. Passe o mouse sobre um bloco lógico para ver seu nome. Consulte Widget Visualizador e editor de lógica para obter mais detalhes.
2 Tela da lógica A tela da lógica mostra a lógica aberta no momento. Você pode adicionar, mover e excluir elementos lógicos nessa área para criar o diagrama lógico.
3 Verificador de lógica Verifique a lógica que criou para saber se há algum aviso de configuração. Passe o mouse sobre o bloco ou os pontos de exclamação relevantes para saber mais sobre os avisos de configuração.
4 Colar

Cole elementos que cortou ou copiou na tela da lógica.

Atalho de teclado para colagem: Ctrl + V

5 Selecione

Selecione um elemento do diagrama na tela da lógica para movê-lo ou editá-lo. Quando você seleciona um elemento do diagrama, a barra de ferramentas horizontal é aberta. Use este painel para editar os valores no painel de propriedades, e para copiar, cortar, duplicar ou excluir um item.

Atalho de teclado para seleção: V

6 Panorâmica

Revela diferentes exibições do diagrama lógico.

Atalho de teclado para a panorâmica: H

7 Desfazer

Desfaz a ação anterior na tela da lógica.

Atalho de teclado: Ctrl + Z

8 Refazer

Refaz ou reverte a ação anterior de desfazer na tela da lógica.

Atalho de teclado: Ctrl + Y

9 Ampliar Amplia a tela da lógica. Você também pode mover o botão de rolagem do mouse para ampliar a imagem.
10 Redefinição do zoom Encaixa o diagrama lógico na tela da lógica. O nível de zoom é ajustado com base no conteúdo do diagrama lógico.
11 Reduzir Reduz a tela da lógica. Você também pode mover o botão de rolagem do mouse para reduzir a imagem.
13 Salvar Salva o diagrama lógico.
14 Cancelar Cancela as tarefas realizadas.

Quais são os blocos lógicos disponíveis e o que eles fazem?

Os seguintes blocos lógicos estão disponíveis:
Tabela 4. Visão geral dos blocos lógicos
Categoria do bloco lógico Descrição
Ferramentas Contém o bloco de texto. Use o bloco de texto para inserir uma caixa de texto no diagrama lógico. Consulte Widget Visualizador e editor de lógica para obter mais detalhes.
Entrada e saída Permite expor valores dentro da lógica de controle como uma entrada ou saída. Esses blocos são considerados atributos do objeto de programa (sistema de controle) no qual estão incluídos. Um sistema de controle está limitado a uma combinação de 24 entradas e 24 saídas. Consulte Widget Visualizador e editor de lógica para obter mais detalhes.
Constante Passa um valor constante às entradas dos blocos. Consulte Widget Visualizador e editor de lógica para obter mais detalhes.
Matemática Realiza funções matemáticas em uma ou mais entradas, produzindo uma única saída. Consulte Widget Visualizador e editor de lógica para obter mais detalhes.
Booleano Realiza funções booleanas em duas a oito entradas, produzindo uma única saída. Consulte Widget Visualizador e editor de lógica para obter mais detalhes.
Estatísticas Realiza funções estatísticas em duas a oito entradas, produzindo uma única saída. Consulte Widget Visualizador e editor de lógica para obter mais detalhes.
Seletor Realiza multiplexação em duas a oito entradas, produzindo uma única saída. Com base no modo atual atribuído a cada entrada, o seletor escolhe a entrada que será passada para a saída. Consulte Widget Visualizador e editor de lógica para obter mais detalhes.
Controle Realiza funções de controle em três entradas, produzindo uma única saída. A maioria dos blocos lógicos de controle tem três entradas. Os blocos comparam a entrada número 1 à entrada número 2 usando o diferencial (entrada número 3). O sequenciador funciona de forma diferente. Consulte Widget Visualizador e editor de lógica e Widget Visualizador e editor de lógica para obter mais detalhes.
Psicrometria Realiza funções psicométricas nas entradas definidas, produzindo uma única saída. Os blocos lógicos psicrométricos têm duas entradas. Consulte Widget Visualizador e editor de lógica para obter mais detalhes.
Cálculo Controla quanto uma saída pode ser alterada por execução do sistema de controle ou extrapola uma saída usando duas entradas como referência. A categoria de cálculo contém os blocos de abrangência e de limite de taxa. Consulte Widget Visualizador e editor de lógica e Widget Visualizador e editor de lógica para obter mais detalhes.
Temporização A cada cinco segundos, passa a entrada para a saída na execução seguinte do sistema de controle. Os blocos de temporização são usados para interromper os loops de feedback. Consulte Widget Visualizador e editor de lógica para obter mais detalhes.
sistema Quando você coloca um bloco de sistema na tela da lógica, um assistente de configuração orienta a configuração do sistema de controle. Os blocos de sistema são úteis quando se tem uma lógica complexa, porque facilitam aninhar um sistema de controle em outro. Quando você cria um bloco de sistema, o software Metasys cria um objeto de programa (sistema de controle) sob o primeiro objeto de programa na árvore Building Network (Rede do edifício).
Nota: Também é possível adicionar um sistema de controle secundário em um sistema principal por meio da árvore Network (Rede). Entretanto, após adicionar um sistema secundário na árvore Network (Rede), será necessário visualizar, modificar e salvar o sistema principal antes que o sistema secundário comece a executar sua lógica.
Tabela 5. Blocos de entrada e saída
Tipo Descrição
Referência de entrada Após inserir uma referência de entrada ou de saída, você poderá editar o objeto ou atributo que está sendo referenciado. Também é possível abrir a caixa de diálogo de comando diretamente do Visualizador de lógica.
Referência de saída
Blocos de entrada: FLOAT, ENUM e BOOL Arraste os blocos do painel de blocos lógicos para a tela da lógica. Clique no ícone do painel de propriedades para configurar os blocos.
Blocos de saída: FLOAT, ENUM e BOOL
Tabela 6. Blocos constantes
Tipo Descrição
FLUTUAR Flutuante
ENUM Enumeração
REL Liberação. Este bloco envia o comando de liberação a uma prioridade específica com base na conexão.
Tabela 7. Blocos matemáticos

Bloco

Função matemática

Entradas

× Multiplicação 2–8
+ Adição 2–8
÷ Divisão 2
\u2012 Subtração 2
NEGATIVO Negativo 1
ABS Absoluta 1
SQRT Raiz quadrada 1
PORQUE Cosseno 1
PECADO Seno 1
BRONZE Tangente 1
ATAN Arco tangente 1
ASIN Arco seno 1
ACOS Arco cosseno 1
EXP Expoente: a operação de elevar a uma potência, em que o valor da potência está conectado a uma entrada 1
EM Logaritmo natural 1
REG Logaritmo 1
X^Y X^Y 2
Nota: Os blocos de trigonometria seno, cosseno, tangente, arco seno, arco cosseno e arco tangente realizam cálculos baseados apenas em radianos.
Tabela 8. Blocos booleanos
Tipo

Entradas

E 2–8
OU 2–8
XOR 2
NÃO 1
TRAVA Consulte Widget Visualizador e editor de lógica
Tabela 9. Blocos estatísticos

Tipo

Entradas

AVG 2–8
MÁX 2–8
MÍN. 2–8
Tabela 10. Blocos seletores
Tipo Entradas
MUX O bloco multiplexadores tem 2-8 entradas, uma entrada de modo e uma saída. A depender do valor atual da entrada de modo, o seletor escolhe a entrada que será passada para a saída.
Tabela 11. Blocos de controle
Bloco Tipo estatístico Entradas
> Maior do que 3
< Menor do que 3
Menor ou igual a 3
Maior ou igual a 3
Não igual 3
= Igual 3
SEQ Sequenciador Consulte Widget Visualizador e editor de lógica
Tabela 12. Blocos psicrométricos

Símbolos

Descrição Entrada superior Entrada inferior
EnDp Entalpia - ponto de orvalho DB DP
EnRh Entalpia - umidade relativa DB UR
RhDp Umidade relativa - ponto de orvalho DB DP
RhWb Umidade relativa - bulbo úmido DB WB
WbDp Bulbo úmido - ponto de orvalho DB DP
WbRh Bulbo úmido - umidade relativa DB UR
ABH Umidade absoluta DB UR
Dp Ponto de orvalho DB UR
Tabela 13. Blocos de temporização
Tipo Descrição
Atraso Os blocos de atraso, que têm uma entrada e uma saída, são normalmente usados para interromper os loops de feedback.
Temporizador Consulte Widget Visualizador e editor de lógica, Widget Visualizador e editor de lógica, Widget Visualizador e editor de lógica, Widget Visualizador e editor de lógica, Widget Visualizador e editor de lógica e Widget Visualizador e editor de lógica para obter mais detalhes.
Horário Consulte Widget Visualizador e editor de lógica para obter mais detalhes.

O que é um bloco de travamento?

O bloco de travamento manterá um valor binário até que você emita um comando de redefinição. Os blocos de travamento ajudam a capturar estados binários em rápida mudança que, de outra forma, poderiam ser perdidos. A entrada do bloco de travamento é um atributo binário, cuja amostra é retirada a cada vez que o sistema lógico é executado, ou seja, a cada cinco segundos.

A redefinição determina se a saída do bloco muda com uma mudança no valor da entrada. Quando a redefinição é configurada como verdadeira, a saída do bloco de travamento permanecerá no valor original mesmo que a entrada mude de valor. A redefinição também é um atributo binário. Para alterar o valor da redefinição, clique em Command (Comando) no bloco de referência da entrada no Visualizador de lógica e emita um comando de inativo ou ativo.

Esta tabela traduz o valor do atributo binário de entrada ou de redefinição em valores Verdadeiro e Falso para o bloco de travamento:

Tabela 14. Blocos de travamento
Valor do atributo binário comando Verdadeiro ou Falso
1.0 Ativo Verdadeiro
0.0 Inativo Falso

A tabela e a figura a seguir resumem a operação do bloco de travamento:

Tabela 15. Operação do bloco de travamento
Entrada Redefinir Saída
Passa de Falso a Verdadeiro Falso

Verdadeiro

Mesmo que a entrada passe para o valor Falso, a saída permanecerá tendo o valor Verdadeiro enquanto a redefinição for Falsa.

Passa de Falso a Verdadeiro Verdadeiro Falso
Passa de Verdadeiro a Falso Falso

Verdadeiro

Mesmo que a entrada passe para o valor Verdadeiro, a saída permanecerá tendo o valor Falso enquanto a redefinição for Falsa.

Passa de Verdadeiro a Falso Verdadeiro Falso
Figura 5. Exemplo de bloco de travamento

O que é um bloco sequenciador?

Os blocos sequenciadores ativam os dispositivos em uma sequência com base na classificação do dispositivo e se ele está ativado. Os dispositivos de classificação inferior são ativados antes dos dispositivos de classificação superior, e os dispositivos de classificação superior são desativados antes dos dispositivos de classificação inferior.

O valor de entrada no qual o sequenciador ativa ou desativa cada dispositivo se baseia nos limites de ativação e desativação configurados nele. Consulte a Widget Visualizador e editor de lógica para obter informações sobre a configuração dos limites de ativação e desativação. Os valores padrão para um sequenciador de 3 estágios com um intervalo de 0-100 são:

Tabela 16. Bloco sequenciador
  Limites de ativação (pontos de ativação) Limites de desativação (pontos de desativação)
Estágio 1 33 1
Estágio 2 67 34
Estágio 3 99 68

Os blocos sequenciadores podem produzir uma saída de valor para dois (mínimo) a oito (máximo) dispositivos. A tabela a seguir descreve os componentes de um bloco sequenciador:

Tabela 17. Componentes de blocos sequenciadores
Componente Descrição
Entrada Determina o número de estágios ativados.
Desligamento instantâneo

Determina se o sequenciador é ativado ou desativado. Use um atributo de objeto binário

(1.0 = Ativado, 0.0 = Desativado).

Reordenação imediata

Ativa a reordenação da sequência de saída. A maneira pela qual as saídas do dispositivo 1 ao dispositivo 8 são reordenadas para ativação se baseia em uma combinação de dois fatores: a classificação definida para cada dispositivo e se o dispositivo está ativado. Todas as saídas ativadas são programadas para seleção de saída antes das saídas desativadas. E, em cada categoria (saídas ativadas e desativadas), as seleções são ordenadas começando pela saída de classificação mais baixa e prosseguindo até a saída de classificação mais alta. Diferentemente de todas as outras situações de reordenamento, essa situação não leva em consideração se o dispositivo está ativado no momento.

Use um atributo de objeto binário (1.0 = Reordenar agora, 0.0 = Não reordenar agora).

Ativação dos dispositivos 1-8

Estabelece se a saída está ou não ativada. Use um atributo de objeto binário

(1.0 = Ativado, 0.0 = Desativado).

Classificação dos dispositivos 1-8 Estabelece a ordem na qual as saídas do dispositivo são ativadas. Use um atributo de objeto analógico (bloco de referência) ou um bloco constante.
Tabela 18. Exemplo de bloco sequenciador

Valor do atributo binário

comando Verdadeiro ou Falso
1.0 Ativo Verdadeiro
0.0 Inativo Falso

O que é um bloco de abrangência?

O bloco de abrangência aplica um intervalo e valores extrapolados a uma entrada para produzir uma saída. Esta tabela descreve os componentes do bloco de abrangência:

Tabela 19. Blocos de abrangência
Símbolo Descrição
ENTRADA Entrada
IL Entrada baixa
OL Saída baixa
IH Entrada alta
OH Saída alta

O bloco de abrangência cria uma relação linear entre o par de entrada/saída baixa e o par de entrada/saída alta. Se a entrada para o bloco de abrangência estiver entre a entrada baixa e a alta, a saída do bloco estará na linha entre os pares baixo e alto.

O exemplo a seguir mostra um gráfico do funcionamento do bloco de abrangência:

Figura 6. Exemplo de bloco de abrangência 1

A linha conectando os pares baixo e alto (linha azul) representa a relação linear entre eles. Quando você insere uma entrada para o bloco de abrangência, a lógica encontra onde a linha cruza essa entrada e fornece a saída correspondente. A saída precisa estar na linha azul grossa. Usando a figura anterior, se você inserir 5 para a entrada do bloco de abrangência, o bloco encontrará 5 no eixo de entrada e fornecerá uma saída de 5,5, que equivale ao ponto em que a linha cruza o valor de entrada de 5. A linha verde mostra essa relação.

Se o bloco de abrangência for configurado para travar o valor da saída, a saída estará restrita à faixa entre (e incluindo) a saída baixa e a saída alta inseridas para o bloco. A configuração padrão é a faixa travada. Por exemplo, suponha que você utiliza os valores da figura a seguir e que o travamento está configurado como Verdadeiro. Se você inserir uma entrada de 5, a saída gerada ainda será de 5,5, porque a linha original cruza uma entrada de 5 a 5,5, que está entre 4 e 8 (saídas baixa e alta). Se você inserir uma entrada de 12, a saída gerada será 8, porque onde a linha original cruza uma entrada de 12 acima da saída alta (observe o ponto de interseção das linhas azuis e verdes finas). Se o travamento estiver configurado como Verdadeiro tanto para o valor alto como para o baixo, a saída terá que estar sobre a linha azul grossa recém-desenhada.

Figura 7. Exemplo de bloco de abrangência 2

O bloco de abrangência também funcionará para a abrangência inversa, se a saída alta for menor que a saída baixa. Consulte a Widget Visualizador e editor de lógica para obter informações sobre como editar os blocos de abrangência.

O que é um bloco de limite de taxa (RL)?

O bloco de limite de taxa controla a taxa em que a saída muda com variações no valor de entrada. Se a limitação de taxa estiver desativada, este bloco passará o valor da entrada para a saída. Se a limitação de taxa estiver ativada, este bloco limitará a saída de acordo com o incremento determinado pela equação de etapas executada no limite de taxa. Esta tabela descreve os componentes do bloco de limite de taxa:

Tabela 20. RL (blocos de limite de taxa)
Símbolo Descrição
ENTRADA Entrada
PTBR

Ativado

Ativa a limitação de taxa. Use uma referência de atributo de objeto binário para EN:

0 = Desativado (comando inativo)

1 = Ativado (comando ativo)

Os blocos de limite de taxa usam a equação de etapas para determinar o incremento máximo (etapa) que a saída pode mudar para corresponder à entrada quando há uma diferença entre os valores. A equação de etapas recalcula a etapa cada vez que a lógica do sistema é executada (a cada 5 segundos).

A equação de etapas será:

Etapa = Limite de taxa/60.000 x Período real, onde o Limite de taxa é a taxa por minuto para aumentar ou diminuir a saída até que ela corresponda à entrada, e Período real é o tempo em milissegundos desde a última execução do bloco. A lógica do sistema e a equação de etapas são executadas a cada 5 segundos (5.000 milissegundos).

Por exemplo, se o bloco de limite de taxa estiver configurado desta forma:

Limite de taxa = 10

Período real = 5.000 (milissegundos)

A equação de etapas será:

Etapa = 10/60.000 x 5.000

Etapa = 0,8

Portanto, o incremento máximo em que a saída pode mudar para corresponder à entrada é de 0,8.

O que é um bloco temporizador?

Esta tabela descreve os componentes do bloco temporizador:

Tabela 21. Bloco temporizador
Saída Descrição
ENTRADA Entrada
RS Redefinição. Cancela o temporizador. A redefinição não se aplica aos temporizadores de tempo mínimo ligado ou desligado. Use um atributo de objeto binário para a redefinição (1.0 = Redefinição ativa, 0.0 = Redefinição inativa).

A LCT contém cinco tipos diferentes de temporizadores: pulso, atraso ativado, atraso desativado, tempo mínimo ligado e tempo mínimo desligado. Cada tipo usa uma duração (tempo em que o temporizador está ativo) e funções exclusivas para gerar uma saída.

O que é um temporizador de pulso?

A tabela e as figuras a seguir ilustram a função do temporizador de pulso.

Tabela 22. Função do temporizador de pulso
Recurso Descrição
Ativação Será ativado se a entrada passar de baixa para alta em duas execuções consecutivas (a lógica é executada a cada cinco segundos). O temporizador de pulso permanece ativo pela duração especificada e passará para inativo. As transições de alta para baixa não ativam esse temporizador.
Saída Permanecerá alta enquanto o temporizador estiver ativo. Ao final da duração especificada, a saída passará para baixa na próxima execução da lógica.
Redefinir Cancela a atividade do temporizador e mantém a saída baixa. Se a redefinição passar de alta para baixa, o temporizador reavaliará a entrada na próxima transição de baixa para alta.
Exemplo Captura um pulso curto em uma entrada binária e mantém a saída como verdadeira pelo tempo suficiente para que a lógica possa reagir a ela.
Figura 8. Exemplo de temporizador de pulso 1
Figura 9. Exemplo de temporizador de pulso 2

O que é um temporizador de atraso ativado?

A tabela e as figuras a seguir ilustram a função do temporizador de atraso ativado.

Tabela 23. Função do temporizador de atraso ativado
Recurso Descrição
Ativação Será desativado em uma transição de entrada baixa para alta, a depender do estado da entrada na duração definida. Se a entrada retornar a um estado baixo (inativa), o ciclo de temporização será cancelado e a saída permanecerá inativa. Se a entrada permanecer em um estado alto, a saída passará ao estado alto na próxima execução da lógica.

Em uma transição de entrada alta para baixa, a saída se tornará inativa na próxima vez em que a lógica for executada (a lógica é executada a cada 5 segundos).

Saída Veja a linha anterior.
Redefinir Cancela a atividade do temporizador e torna a saída inativa. Se a redefinição passar de ativa para inativa, o temporizador reavaliará a entrada na próxima transição de baixa para alta.
Exemplo Atrasa a partida do ventilador de suprimento 20 segundos após o ventilador de retorno ser ligado.
Figura 10. Exemplo de temporizador de atraso ativado 1
Figura 11. Exemplo de temporizador de atraso ativado 2

O que é um temporizador de atraso desativado?

A tabela e as figuras a seguir ilustram a função do temporizador de atraso desativado.

Tabela 24. Função do temporizador de atraso desativado
Recurso Descrição
Ativação Em uma transição de entrada baixa para alta, a saída se tornará ativa na próxima vez em que a lógica for executada (a lógica é executada a cada 5 segundos).

Será desativado em uma transição de entrada alta para baixa, a depender do estado da entrada na duração definida. Se a entrada retornar a um estado alto (ativa), o ciclo de temporização será cancelado e a saída permanecerá ativa. Se a entrada permanecer em um estado baixo, a saída passará ao estado baixo na próxima execução da lógica.

Saída Veja a linha anterior.
Redefinir Cancela a atividade do temporizador e torna a saída inativa. Se a redefinição passar de ativa para inativa, o temporizador reavaliará a entrada na próxima transição de baixa para alta.
Exemplo Mantém o ventilador funcionando para limpar as serpentinas depois que o sistema de aquecimento ou refrigeração é desligado. O recurso de atraso desativado é útil quando o edifício utiliza aquecimento elétrico e/ou refrigeração DX.
Figura 12. Exemplo de modo de atraso desativado 1
Figura 13. Exemplo de modo de atraso desativado 2

O que é um temporizador de tempo mínimo ligado?

A tabela e as figuras a seguir ilustram a função do temporizador de tempo mínimo ligado.

Tabela 25. Função do temporizador de tempo mínimo ligado
Recurso Descrição
Ativação Veja a próxima linha.
Saída Será ativado quando houver uma transição de entrada baixa a alta na execução do temporizador (a lógica é executada a cada 5 segundos). A saída permanecerá ativa até que a duração especificada termine E a entrada retorne ao estado inativo.
Redefinir Não tem efeito sobre o temporizador de tempo mínimo ligado.
Exemplo Mantém um chiller funcionando por um tempo mínimo após a partida para estabilizar o equipamento.
Figura 14. Exemplo de temporizador de tempo mínimo ligado 1
Figura 15. Exemplo de temporizador de tempo mínimo ligado 2

O que é um temporizador de tempo mínimo desligado?

A tabela e as figuras a seguir ilustram a função do temporizador de tempo mínimo desligado.

Tabela 26. Função do temporizador de tempo mínimo desligado
Recurso Descrição
Ativação Veja a próxima linha.
Saída Será desativado quando houver uma transição de entrada alta a baixa na execução do temporizador (a lógica é executada a cada 5 segundos). A saída permanecerá inativa até que a duração especificada termine e a entrada retorne ao estado ativo.
Redefinir Não tem efeito sobre o temporizador de tempo mínimo desligado.
Exemplo Mantém um chiller desligado por um tempo mínimo após o desligamento para equalização do refrigerante.
Figura 16. Exemplo de temporizador de tempo mínimo desligado 1
Figura 17. Exemplo de temporizador de tempo mínimo desligado 2

O que é um bloco de tempo?

O bloco de tempo não tem nenhuma entrada configurável porque extrai as informações de hora e data da rede. A hora se baseia no gerenciador no qual o diagrama lógico foi criado e corresponde à hora local. As saídas de um bloco de tempo são seis valores de hora e data:

Tabela 27. Blocos de tempo
Saída Descrição Formato
HH Hora 0-23 (relógio de 24 horas)
MM Minuto 0–59
ANO Ano Ano de quatro dígitos
MO Mês 1–12
DA Dia 1–31
DOW Dia da semana

1 = Segunda-Feira

2 = Terça-Feira

3 = Quarta-Feira

4 = Quinta-Feira

5 = Sexta-Feira

6 = Sábado

7 = Domingo

Como posso adicionar um novo bloco lógico no Editor de lógica?

Para adicionar um novo bloco de referência de entrada ou de saída, conclua as seguintes etapas:
  1. No painel Logic Blocks (Blocos lógicos), selecione o bloco necessário.
  2. Por exemplo, selecione um bloco de referência de entrada, arraste-o e solte-o na tela da lógica.
  3. Na janela Attribute Name (Nome do atributo), selecione o item necessário na árvore Network (Rede) ou em Views (Exibições ) e o atributo necessário na lista Attribute (Atributo ) na parte inferior esquerda da janela.
  4. Clique em OK.
Para adicionar um novo tipo de objeto de programa (sistema de controle), conclua as seguintes etapas:
  1. No painel Logic Blocks (Blocos lógicos), selecione o bloco System (Sistema).
  2. Arraste e solte o bloco na tela da lógica.
  3. Na janela Create Item (Criar item), insira um identificador exclusivo e clique em NEXT (Avançar).
  4. Configure o objeto como necessário e clique em CREATE (Criar).
Para adicionar um novo bloco lógico diferente de referência de entrada, referência de saída, ou sistema, conclua as seguintes etapas:
  1. No painel Logic Blocks (Blocos lógicos), selecione o bloco necessário.
  2. Arraste e solte o bloco na tela da lógica.
Nota: Quando você salva o diagrama lógico, a lógica começa a ser executada. Portanto, clique em SAVE (Salvar) quando tiver concluído a configuração do diagrama lógico e não depois de cada operação de arrastar e soltar.

Como posso adicionar uma caixa de texto a um diagrama lógico no Editor de lógica?

  1. Em Logic Blocks (Blocos Lógicos) > Tools (Ferramentas), selecione Text (Texto).
  2. Arraste e solte o bloco de texto na tela da lógica.
  3. Clique no bloco de texto. Uma barra de ferramentas horizontal é aberta.
  4. Na barra de ferramentas, clique no ícone do painel de propriedades.
  5. No campo Text (Texto), insira o texto necessário.

Como posso editar um bloco lógico no Editor de lógica?

Para editar as propriedades de um bloco lógico, conclua as seguintes etapas:
  1. Clique no bloco lógico que deseja editar. Uma barra de ferramentas horizontal é aberta.
  2. Na barra de ferramentas, clique no ícone do painel de propriedades.
    Nota: O ícone do painel de propriedades está desativado para blocos que não são configuráveis. As opções disponíveis no painel de propriedades dependem do tipo de bloco lógico.

Consulte as tabelas a seguir para obter mais detalhes sobre os blocos que deseja editar.

Tabela 28. Configuração do bloco de entrada
Campo Descrição
Nome Nome da entrada.
Nota: O nome não pode começar com um hífen (-). O nome não pode consistir apenas em um espaço ou aspas duplas (").
Unidades As unidades da saída.

Este campo aparece apenas para entradas flutuantes.

Precisão de exibição

Informa ao software Metasys qual a precisão a ser usada na formatação dos dados.

Este campo aparece apenas para entradas flutuantes.

Categoria de enumeração

Categoria de configuração determinada pela interface de usuário: dois estados ou multiestado.

Este campo aparece apenas para entradas de enumeração.

Conjunto de enumeração

Conjunto determinado pela categoria selecionada na categoria de enumeração.

Este campo aparece apenas para entradas de enumeração.

Acionador

Marque este campo se quiser que o atributo acione o sistema de controle quando o valor mudar mais do que o incremento definido.

Tabela 29. Configuração do bloco de referência de entrada
Campo Descrição
Rótulo Insira um rótulo para o bloco.
Nota: Não inicie o rótulo com um número seguido de nenhum destes caracteres: $ . - , . Além disso, o rótulo não pode consistir apenas em um espaço ou aspas duplas (").
Objeto Especifique o item de rede que este bloco deve fazer referência. Ao arrastar este bloco para a tela da lógica, você é solicitado a selecionar um objeto e um atributo.
Atributo O atributo ao qual a referência está associada. Quando você configura uma referência de entrada, a lista suspensa contém apenas atributos numéricos.
Unidades Unidades para o atributo
Acionador Marque este campo se quiser que o atributo acione imediatamente o sistema de controle quando o valor mudar mais do que o incremento definido em vez de esperar pela próxima verificação do sistema. Caso contrário, o sistema de controle será executado normalmente.
Incremento Configura o incremento.
Tabela 30. Configuração do bloco de saída
Campo Descrição
Nome Nome da saída.
Nota: O nome não pode começar com um hífen (-). O nome não pode consistir apenas em um espaço ou aspas duplas (").
Unidades As unidades da saída.
Precisão de exibição

Informa ao software Metasys qual a precisão a ser usada na formatação dos dados.

Este campo aparece apenas para saídas flutuantes.

Categoria de enumeração

Categoria de configuração determinada pela interface de usuário: dois estados ou multiestado.

Este campo aparece apenas para saídas de enumeração.

Conjunto de enumeração

Conjunto determinado pela categoria selecionada na categoria de enumeração.

Este campo aparece apenas para saídas de enumeração.

Tabela 31. Configuração do bloco de referência de saída
Campo Descrição
Rótulo Insira um rótulo para o bloco.
Nota: Não inicie o rótulo com um número seguido de nenhum destes caracteres: $ . - , . Além disso, o rótulo não pode consistir apenas em um espaço ou aspas duplas (").
Objeto Especifique o item de rede que este bloco deve fazer referência. Ao arrastar este bloco para a tela da lógica, você é solicitado a selecionar um objeto e um atributo.
Atributo O atributo ao qual a referência está associada. Quando você configura uma referência de saída, a lista suspensa contém apenas atributos graváveis.
Tabela 32. Configuração do bloco de enumeração constante
Campo Descrição
Categoria de enumeração Categoria de configuração determinada pela interface de usuário: dois estados ou multiestado.
Conjunto de enumeração Conjunto determinado pela categoria selecionada na categoria de enumeração.
Enumeração Conjunto configurado de acordo com o conjunto e a categoria do conjunto.
Tabela 33. Configuração do bloco flutuante constante
Campo Descrição
Valor O valor flutuante.
Unidades As unidades utilizadas pelo valor flutuante.
Tabela 34. Configuração do bloco matemático
Campo Descrição
Entrada O número de entradas depende do tipo de bloco sendo utilizado. A contagem das entradas não pode ser menor que o número de conexões atuais.
Tabela 35. Configuração do bloco booleano
Campo Descrição
Entrada O número de entradas depende do tipo de bloco sendo utilizado. A contagem das entradas não pode ser menor que o número de conexões atuais.
Tabela 36. Configuração do bloco estatístico
Campo Descrição
Entrada A contagem das entradas não pode ser menor que o número de conexões atuais.
Tabela 37. Configuração do bloco seletor
Campo Descrição
Entrada O número de entradas determina a lista de entradas.
Categoria de enumeração Filtra a lista do conjunto de enumeração com base na categoria escolhida.
Conjunto de enumeração Quando o conjunto de enumeração muda, todos os modos são redefinidos.
Modo de entrada 1 Clicar neste botão mostra uma caixa de diálogo que permite selecionar os modos associados a cada entrada. Na caixa de diálogo, marque as caixas de seleção ao lado dos modos desejados. Modos que já foram atribuídos a outra entrada estarão esmaecidos. Selecione Default (Padrão) para usar todos os modos que não estão selecionados por nenhuma outra entrada.
Modo de entrada 2 Clicar neste botão mostra uma caixa de diálogo que permite selecionar os modos associados a cada entrada. Na caixa de diálogo, marque as caixas de seleção ao lado dos modos desejados. Modos que já foram atribuídos a outra entrada estarão esmaecidos. Selecione Default (Padrão) para usar todos os modos que não estão selecionados por nenhuma outra entrada. Há um destes para cada entrada (2-8).
Tabela 38. Configuração do bloco de controle
Campo Descrição
Tipo O tipo de comparação realizada pelo bloco. Este campo assume o valor padrão de acordo com o item arrastado.
Nota: Consulte a Widget Visualizador e editor de lógica para obter detalhes sobre a configuração do bloco sequenciador.
Tabela 39. Configuração do bloco sequenciador
Campo Descrição
Saídas Determina o número de saídas binárias do bloco.
Tempo mínimo ligado Especifica o tempo mínimo durante o qual uma saída deve estar ligada antes de passar à condição de desligada. Quando uma saída é ativada, o temporizador é iniciado. A saída só poderá ser desativada depois que o temporizador atingir o tempo mínimo. Entretanto, o comando de desligamento instantâneo ou de reordenação imediata é aplicado imediatamente e substitui o valor de tempo mínimo ligado.
Tempo mínimo desligado Especifica o tempo mínimo durante o qual uma saída deve estar desligada antes de passar à condição de ligada. Quando uma saída é desativada, o temporizador é iniciado. A saída só poderá ser ativada depois que o temporizador atingir o tempo mínimo. Entretanto, o comando de desligamento instantâneo ou de reordenação imediata é aplicado imediatamente e substitui o valor de tempo mínimo desligado.
Atraso da ativação de estágios Define o tempo mínimo que deve decorrer entre a ativação sequencial dos estágios do sequenciador.
Atraso da desativação de estágios Define o tempo mínimo que deve decorrer entre a desativação sequencial dos estágios do sequenciador.
Limites de ativação/desativação

A caixa ao lado da opção de ativação/desativação indica se a opção Proactive (Proativa) está selecionada e abre a caixa de diálogo Make/Break (Ativar/Desativar) ao ser clicada.

Na caixa de diálogo Make/Break (Ativar/Desativar):

  • A caixa de seleção Default (Padrão): desativa todas as caixas de texto dos limites de ativação/desativação e usa os valores padrão. Os valores padrão são configurados de forma a ligar cada dispositivo por um período proporcional. Se a opção Default (Padrão) não for selecionada, será necessário inserir pelo menos um conjunto de valores para o estágio.
  • A caixa de seleção Proactive (Proativa): desativa as caixas de texto dos limites de ativação/desativação do estágio 1 (porque esse estágio está sempre ligado) e desloca todos os limites para o estágio inferior.
  • A opção Make Limit (Limite de ativação): liga o estágio quando o valor de entrada do bloco atinge o limite definido.
  • A opção Break Limit (Limite de desativação): desliga o estágio quando o valor de entrada do bloco desce abaixo do valor definido.

Regras dos limites de ativação/desativação:

  • O limite de ativação do estágio atual deve ser inferior ao limite de ativação do estágio seguinte.
  • O limite de desativação do estágio atual deve ser inferior ao limite de ativação do estágio atual

    OU

    O limite de ativação do estágio atual deve ser superior ao limite de desativação do estágio atual.

  • O limite de desativação do estágio atual deve ser inferior ao limite de desativação do estágio seguinte.
Tabela 40. Configuração do bloco psicrométrico
Campo Descrição
Elevação Configure a elevação atual do site em pés ou metros.
Tipo de unidade

Escolha o Sistema Internacional de Unidades (SI) ou unidades imperiais (IP).

As unidades do tipo SI são quilos de água por quilo de ar seco.

As unidades do tipo IP são libras por pé cúbico.

Tabela 41. Configuração do bloco de limite de taxa
Campo Descrição
Limite de taxa Especifica a taxa por minuto de aumento ou diminuição da saída até que ela corresponda à entrada.
Valor inicial Especifica o valor inicial do bloco limitador de taxa quando o gerenciador for reiniciado e a ativação do bloco for verdadeira.
Tabela 42. Configuração do bloco de abrangência
Campo Descrição
Travar como alto Seleciona se a saída deve ser travada (Verdadeiro) ou não (Falso) no valor alto (OH).
Travar como baixo Seleciona se a saída deve ser travada (Verdadeiro) ou não (Falso) no valor baixo (OL).
Tabela 43. Configuração do bloco de atraso
Campo Descrição
Valor inicial Exibe o valor inicial do bloco de atraso.
Tabela 44. Configuração do bloco temporizador
Campo Descrição
Duração Especifica a duração da função do temporizador em segundos. O intervalo é 5-86.400 segundos.
Configuração Determina o tipo de temporizador sendo usado:
  • Pulso
  • Atraso ativado
  • Atraso desativado
  • Tempo mínimo ligado
  • Tempo mínimo desligado
Tabela 45. Configuração do bloco do sistema
Ícone Descrição
Adição Clique neste ícone para adicionar um ou mais atributos a expor.
Excluir Marque a caixa de seleção ao lado de um ou mais atributos e clique no ícone de excluir para remover os atributos selecionados do sistema.

Como posso copiar, cortar, duplicar ou excluir um bloco lógico?

  1. Clique no bloco lógico que deseja copiar, cortar, duplicar ou excluir. Uma barra de ferramentas horizontal é aberta.
  2. Na barra de ferramentas, passe o mouse sobre os ícones e selecione a ação que deseja executar. Por exemplo, clique no ícone de excluir para excluir o bloco lógico.
    Nota: Você pode copiar, cortar, duplicar ou excluir todos os tipos de blocos lógicos. Pressione Ctrl e selecione vários blocos para copiar, cortar, duplicar ou excluir vários blocos ao mesmo tempo.

Como posso conectar blocos lógicos no Editor de lógica?

As linhas de conexão conectam blocos na lógica. Não é possível conectar entradas a entradas nem saídas a saídas. A ferramenta determina o roteamento da linha de conexão, e a única maneira de mudar o roteamento é mover os blocos ou usar o recurso de ocultação. Para conectar blocos lógicos, conclua as seguintes etapas:
  1. Na tela da lógica, vá para o primeiro bloco lógico que deseja conectar.
  2. Mova o cursor sobre a porta de saída do bloco lógico até ver o símbolo +.
  3. Clique e arraste a linha até o bloco lógico que deseja conectar.
    Nota: Se a janela Priority Connection (Conexão prioritária) for aberta, selecione a prioridade necessária. A janela Priority Connection (Conexão prioritária) será aberta se você fizer uma conexão somente a um bloco de referência de saída.

Quais são as regras para a conexão de blocos?

A tabela a seguir descreve as regras gerais da conexão de blocos:
Tabela 46. Regras gerais de conexão
Componente Regras
Blocos do sistema Propriedades do atributo:
  • Somente leitura
  • Gravável
  • Gravação priorizada
Tipo de conexão compatível:
  • Saída
  • Entrada ou saída
  • Entrada, saída ou ambos
Matemático, booleana, estatística, seletor, controle, psicrometria, cálculo Conecte todas as entradas destes blocos lógicos. Se você tentar salvar uma lógica com entradas ausentes, verá uma mensagem de aviso de configuração. Mesmo assim, você poderá salvar a lógica ou fornecer entradas quando necessário. Recomendamos salvar a lógica com entradas. No Editor de lógica, as portas dos blocos conectados são preenchidas com cores. As portas dos blocos não conectados são mostradas sem preenchimento de cores.

Como posso alterar o roteamento de uma conexão no Editor de lógica?

  1. Coloque o cursor sobre um ponto de conexão final existente até ver o símbolo +.
    Nota: Você só pode mover o ponto de conexão final. Para mudar completamente a conexão, consulte Widget Visualizador e editor de lógica
  2. Arraste o ponto de conexão final até a porta de outro bloco.

Como posso excluir uma conexão no Editor de lógica?

  1. Clique na linha da conexão que deseja excluir.
  2. Na barra de ferramentas da exibição da linha, clique no ícone de excluir. Você também pode usar o botão de excluir no teclado para excluir uma linha de conexão.

Como posso ocultar uma conexão no Editor de lógica?

  1. Clique na linha da conexão que deseja ocultar.
  2. Na barra de ferramentas da exibição da linha, clique em Hide (Ocultar).

Como posso executar o Verificador de lógica?

  1. No Editor de lógica, clique no ícone do Verificador de lógica no canto superior direito.
  2. Se o Verificador de lógica não detectar nenhum aviso de configuração, a seguinte mensagem será mostrada: No issues found (Nenhum problema encontrado).
  3. Se o Verificador de lógica detectar algum aviso de configuração, a seguinte mensagem será mostrada: Configuration warnings found (Avisos de configuração encontrados). Passe o mouse sobre o ponto de exclamação para saber mais sobre o aviso. A tabela a seguir descreve os diferentes avisos de configuração.
    Nota: Os avisos de configuração permanecem até os erros serem corrigidos.
Tabela 47. Avisos de configuração do Verificador de lógica
Condição Texto da mensagem
Uma saída não está conectada. Output not connected (Saída não conectada)
Uma entrada não está conectada. Input not connected (Entrada não conectada)
Existe um loop de feedback na lógica. A loop has been detected, the program may not run properly (Um loop foi detectado; talvez o programa não funcione corretamente)

Como posso criar um objeto de programa (sistema de controle)?

Para obter detalhes sobre a criação de um objeto, consulte Criação e exclusão de objetos.

Como posso visualizar e editar um objeto de programa (sistema de controle)?

Para visualizar e editar os atributos do objeto de programa (sistema de controle), abra o widget Detalhe do objeto.

O Visualizador e editor de lógica é compatível com todos os dispositivos?

Você pode usar o Visualizador de lógica em computadores desktop, tablets e smartphones. Para o melhor desempenho em um tablet ou smartphone, use um dispositivo iOS para visualizar o diagrama lógico no Visualizador de lógica. O Editor de lógica só pode ser usado em computadores desktop.