Exemplos de atraso de alarmes multiestado - Metasys - LIT-12012116 - Server - Metasys UI - 7.0

Ajuda da Johnson Controls System Configuration Tool (JCT)

Product
Building Automation Systems > Graphics and Interfaces > Metasys UI
Document type
User Guide
Document number
LIT-12012116
Version
7.0
Revision date
2024-05-01

Por Que e Quando Desempenhar Esta Tarefa

Quando você anexar extensões de alarme a objetos binários, recomendamos que isso seja feito a um objeto de entrada binária (BI). Quando o objeto de saída binária (BO) recebe um comando para ligar, esse comando é visto pela referência de comando do objeto de BI e o Estado de alarme: temporizador de atraso de referência é acionado, que muda o estado normal do objeto de BI associado. A referência de entrada do objeto de BI deve mudar para corresponder ao novo estado normal no tempo definido pelo Estado de alarme: temporizador de atraso de referência. Se isso não acontecer, o objeto de BI entrará imediatamente em alarme ao final do tempo de atraso de referência. Se a referência de entrada do objeto de BI mudar para corresponder ao novo estado normal, o Estado de alarme: temporizador de atraso do relatório iniciará. O Estado de alarme: cronômetro de atraso do relatório não atrasa a entrega de um relatório gerado anteriormente. Ele atrasa a análise do objeto de BI para identificar uma condição de alarme até que o tempo de atraso tenha decorrido. Ao final do tempo de atraso do relatório, o objeto de BI é analisado para identificar condições de alarme.

Por exemplo, com um objeto de BO controlando um ventilador e um objeto de BI com uma extensão de alarme configurada usando BO como referência de entrada, duas condições possíveis são afetadas pelos temporizadores de atraso do estado de alarme:

Procedimento

  1. ventilador ligado e funcionando normalmente: a figura a seguir mostra um ventilador que recebeu um comando para ligar e está operando normalmente. Nesse caso, quando o objeto de BO envia um comanda para ligar o ventilador, o estado normal do objeto de BI muda para Ligado e o tempo de atraso de referência começa. Dentro do intervalo configurado pelo tempo de atraso de referência, a referência de entrada do objeto de BI muda para Ligado e o tempo de atraso do relatório começa. Ao final do tempo de atraso de referência e do tempo de atraso do relatório, o objeto de BI é analisado para identificar condições de alarme.
    Figura 1. Ventilador ligado e operando normalmente

    Tabela 1. Descrição do exemplo de ventilador ligado e funcionando normalmente
    Número Nome Ações do usuário
    1 Comando do objeto de BO O ventilador recebe um comando do objeto de BO para ligar.
    2 Estado normal do objeto de BI O estado normal do objeto de BI muda para Ligado.
    3 Estado de alarme: temporizador de atraso de referência O intervalo do temporizador de atraso de referência começa quando o estado normal do objeto de BI muda para Ligado.
    4 Entrada do objeto de BI A entrada do objeto de BI muda para Ligado durante o intervalo do temporizador de atraso de referência.
    5 Estado de alarme: atraso do relatório O intervalo do atraso do relatório começa quando a entrada do objeto de BI muda para Ligado.
    6 Após o intervalo de atraso do relatório A entrada do objeto de BI é analisada para identificar condições de alarme.
  2. O ventilador recebe um comando para ligar, mas não está funcionando: a figura a seguir mostra um ventilador que recebeu um comando de ativação, mas que não é ligado devido a um problema. Nesse caso, o objeto de BO envia um comanda para ligar o ventilador, o estado normal do objeto de BI muda para Ligado e o tempo de atraso de referência começa. Entretanto, a referência de entrada do objeto de BI nunca muda para Ligado porque o ventilador não é ligado. Portanto, o Estado de alarme: temporizador de atraso do relatório nunca inicia. Quando o intervalo estabelecido pelo Estado de alarme: cronômetro de atraso de referência expira, o objeto de BI entra em condição de alarme.
    Figura 2. O ventilador recebe um comando para ligar, mas não funciona

    Tabela 2. Descrição da situação de um ventilador que recebe um comando para ligar, mas não funciona
    Número Nome Ações do usuário
    1 Comando do objeto de BO O ventilador recebe um comando do objeto de BO para ligar.
    2 Estado normal do objeto de BI O estado normal do objeto de BI muda para Ligado.
    3 Estado de alarme: temporizador de atraso de referência O intervalo do temporizador de atraso de referência começa quando o estado normal do objeto de BI muda para Ligado.
    4 Entrada do objeto de BI A entrada do objeto de BI não muda para Ligado durante o intervalo do temporizador de atraso de referência devido a problema no ventilador.
    5 Estado de alarme: atraso do relatório Após o intervalo do temporizador de atraso de referência, o objeto de BI é analisado e entra em estado de alarme.