Notificações remotas - Metasys - LIT-12012116 - Server - Metasys UI - 7.0

Ajuda da Johnson Controls System Configuration Tool (JCT)

Product
Building Automation Systems > Graphics and Interfaces > Metasys UI
Document type
User Guide
Document number
LIT-12012116
Version
7.0
Revision date
2024-05-01

O que é o recurso Notificações remotas?

O recurso Notificações remotas na Metasys UI substitui os Server Destination Delivery Agents (DDAs) no Site Management Portal (SMP). Os DDAs facilitam o roteamento de mensagens de auditoria e eventos geradas no ADS, ADX, OAS ou no gerenciador.

Com o recurso Notificações remotas, é possível configurar o roteamento e a filtragem de mensagens de auditoria e eventos diretamente na Metasys UI para cada ADS, ADX, OAS ou gerenciador sem a necessidade de instalar software nos computadores clientes.
Nota: A partir do Metasys Versão 10.1, todas as notificações remotas do servidor são criadas e modificadas na Metasys UI e não no SMP.

O recurso Notificações remotas, com exceção da funcionalidade Enviar Anúncio, está disponível tanto na Metasys UI quanto na JCT. As capturas de tela nesta seção mostram o recurso Notificações remotas na Metasys UI.

Quem pode acessar o recurso Notificações remotas?

Administradores e não administradores com as permissões relevantes podem acessar o recurso Notificações remotas.

O recurso Notificações remotas pode ser acessado por qualquer pessoa, mas os servidores e gerenciadores disponíveis só serão exibidos aos usuários com a propriedade User Can View The Item Navigation Tree (Default Tree) (Usuário pode visualizar a árvore de navegação padrão do item) selecionada nos Detalhes do usuário do recurso Gerenciamento de usuário na Metasys UI ou nas propriedades do usuário no SMP. Além disso, só será possível visualizar informações de um servidor ou gerenciador específico com a permissão para visualizar a categoria de autorização correspondente. Da mesma forma, você só poderá editar informações de um servidor ou gerenciador específico se tiver a permissão para modificar item na categoria de autorização correspondente.

Como posso acessar o recurso Notificações remotas?

  1. Abra o menu do usuário.
  2. Clique em Feature Management (Gerenciamento de recursos).
  3. Clique em Remote Notifications (Notificações remotas).

Quais os tipos de destino compatíveis nos servidores? Quais os tipos de destino compatíveis nos gerenciadores?

Em cada ADS, ADX ou OAS, é possível usar os seguintes tipos de destino para configurar o roteamento e a filtragem de mensagens de eventos e auditoria:
  • E-mail: somente filtro de evento
  • Simple Network Management Protocol (SNMP): somente filtro de evento
  • Syslog: filtros de eventos e de auditoria
Em cada gerenciador, é possível usar os seguintes tipos de destino para configurar o roteamento e a filtragem de mensagens de eventos e auditoria:
  • E-mail: somente filtro de evento
  • Impressora: somente filtro de evento
  • Simple Network Management Protocol (SNMP): somente filtro de evento
  • Syslog: filtros de eventos e de auditoria
A tabela a seguir apresenta uma descrição mais detalhada dos tipos de destino disponíveis:
Tabela 1. Tipos de destino
Tipo de destino Descrição
E-mail

É possível configurar endereços de e-mail como destinos para mensagens de eventos. O tipo de destino de e-mail é compatível com SMTP padrão.

Impressora
Na plataforma do servidor, é possível definir qualquer impressora compatível com software Windows como destino para mensagens de eventos, e um único DDA pode imprimir alarmes em várias impressoras. Impressoras conectadas ao ADS/ADX/OAS por porta paralela ou USB são compatíveis, bem como impressoras em rede baseadas em IP (se as impressoras forem configuradas com um endereço IP). Essa plataforma não é compatível com as impressoras Novell NetWare.
Nota: Para ser configurada em um ADX dividido, a impressora precisa estar acessível a partir do computador servidor Web/aplicação, e não do computador servidor de banco de dados.
É possível configurar o DDA da impressora do ADS/ADX para imprimir uma linha única em uma impressora de alimentação por tracionamento, o que também é chamado de suporte a impressão de alimentação por tracionamento, impressão em linha ou impressão matricial. Para configurar a impressão em linha única em uma impressora de alimentação por tracionamento (sem modo de avanço de página/impressão por tracionamento), configure o atributo Saída de linha como 0 ao criar uma notificação. Quando esse atributo é configurado como 0, a impressora de alimentação por tracionamento imprime o alarme recebido e avança uma única linha em espera para imprimir o próximo alarme. Para obter mais informações sobre o atributo Saída de linha, consulte Notificações remotas
Nota: Quando uma impressora de alimentação por tracionamento (sem avanço de página) é usada, os atributos Tempo limite, Limite de prioridade de impressão, Orientação, Tipo da fonte e Tamanho da fonte não são aplicados e os valores configurados neles são ignorados. Você pode definir a orientação, o tipo da fonte, o tamanho da fonte e a quebra de linha na própria impressora. A impressão com alimentação por tracionamento só é destinada a impressoras desse tipo. Configurar o atributo Saída de linha como 0 para outros tipos de impressoras, como impressoras a jato de tinta ou a laser, poderá resultar em um comportamento anormal.
Simple Network Management Protocol (SNMP)

É possível configurar uma interceptação SNMP como destino para mensagens de eventos. O tipo de destino SNMP é compatível com as versões de SNMP 1, 2C e 3.

Syslog

Você pode configurar um destino Syslog que encaminha todos os eventos e auditorias do sistema a um servidor Syslog.

O sistema Metasys fornece a capacidade opcional de enviar as entradas de log de auditoria e as notificações de alarme configuradas para um servidor Syslog externo padrão da indústria, em conformidade com a RFC 3164 publicada pela Internet Engineering Task Force. A opção Syslog fornece indicação positiva de cada campo possível nas entradas de auditoria e eventos do Metasys, substituindo qualquer campo em branco por um caractere único de traço (-). Os campos individuais de cada mensagem do Metasys são enviados ao servidor Syslog separados pelo símbolo da barra vertical (|), garantindo a integridade de todos os dados enviados ao servidor Syslog.

Depois que o Syslog DDA é configurado, todas as mensagens enviadas ao repositório ADS local também serão enviadas imediatamente ao servidor Syslog configurado. É possível aplicar a análise forense na consolidação de todas as informações de auditoria e eventos eletrônicos no servidor Syslog.

Qual é o layout do recurso Notificações remotas?

A figura a seguir mostra o layout das notificações por e-mail no recurso Notificações remotas na Metasys UI em um servidor.
Importante: A guia Announcement (Anúncio) é exibida apenas na Metasys UI. O recurso Enviar anúncio não é compatível com a JCT.
Figura 1. Legendas do recurso Notificações remotas - notificações por e-mail
Tabela 2. Legendas do recurso Notificações remotas - notificações por e-mail
Número Nome Descrição
1 Tipos de destino Clique em um tipo de destino para ver as notificações configuradas para um dispositivo. Por exemplo, clique em Email (E-mail) para ver todas as notificações por e-mail que estão configuradas para um dispositivo.
Nota: A seguinte mensagem será mostrada quando não houver nenhuma notificação configurada: No Email notifications are configured for this device.
2 Adicionar notificação Clique para adicionar uma nova notificação. Consulte também Notificações remotas
3 Rótulo Lista os nomes das notificações por e-mail configuradas. É possível ordenar esta coluna.
4 Prioridade Mostra a prioridade de execução de uma notificação. É possível ordenar esta coluna.
5 Destinatários Mostra o número de destinatários de uma notificação. É possível ordenar esta coluna.
6 Diagnósticos Abre a janela Diagnostics (Diagnóstico), que exibe informações de diagnóstico relativas à comunicação entre o DDA de e-mail (cliente SMTP) e o servidor SMTP. Os detalhes de diagnóstico incluem:
  • A data e a hora em que a notificação foi enviada. Por exemplo: 6/12/2018 2:11:43 PM (12/06/2018 14:11:43).
  • A descrição do evento. Por exemplo: Email was sent successfully (E-mail enviado com êxito).
Nota: As informações exibidas na janela Diagnostics (Diagnóstico) estão limitadas a 100 linhas.
7 Ícone de configurações Abre a janela Shared Configuration (Configuração compartilhada), onde é possível ajustar as configurações da notificação remota correspondente. Para obter mais informações sobre a janela Shared Configuration (Configuração compartilhada), consulte Notificações remotas
8 Ações Mostra que uma notificação está ativada.
Mostra que uma notificação está desativada.
Envie um e-mail de teste para verificar a configuração e o funcionamento do servidor de e-mail. Uma mensagem com o rótulo de teste é enviada para todos os destinatários.
Nota: Este ícone estará desativado se as notificações por e-mail para todo o site estiverem desativadas ou se a notificação individual por e-mail estiver desativada.

Se um usuário não receber o e-mail de teste, confirme que o endereço do destinatário é válido e que o usuário pode receber notificações.

Crie uma cópia completa da notificação, incluindo o status de ativada ou desativada.
Exclui uma notificação.

As informações fornecidas nas guias Printer (Impressora), SNMP, Syslog e Announcement (Anúncio) da notificação são ligeiramente diferentes daquelas fornecidas na guia Email (E-mail). As figuras e tabelas a seguir descrevem o layout das guias Printer (Impressora), SNMP e Syslog.

Figura 2. Layout da guia Printer (Impressora) da notificação
Tabela 3. Layout da guia Printer (Impressora) da notificação
Nome Descrição
Rótulo Especifica o nome da impressora para a qual os relatórios são roteados. É possível ordenar esta coluna.
Ações Mostra que uma notificação está ativada.
Mostra que uma notificação está desativada.
Crie uma cópia completa da notificação, incluindo o status de ativada ou desativada.
Exclui uma notificação.
Figura 3. Layout da guia SNMP da notificação
Tabela 4. Layout da guia SNMP da notificação
Nome Descrição
Rótulo Lista os nomes das notificações SNMP configuradas. É possível ordenar esta coluna.
Endereço IP Lista o endereço IP do dispositivo.
Ações Mostra que uma notificação está ativada.
Mostra que uma notificação está desativada.
Crie uma cópia completa da notificação, incluindo o status de ativada ou desativada.
Exclui uma notificação.
Figura 4. Layout da guia Syslog da notificação
Tabela 5. Layout da guia Syslog da notificação
Nome Descrição
Rótulo Lista os nomes das notificações Syslog configuradas. É possível ordenar esta coluna.
Servidor Syslog Lista o endereço IP do Servidor Syslog.
Ações Crie uma cópia completa da notificação.
Exclui uma notificação.

Como posso criar uma nova notificação no recurso Notificações remotas?

  1. Abra Remote Notifications (Notificações remotas).
  2. Selecione o servidor ou gerenciador na árvore Network (Rede) no painel à esquerda.
  3. Clique no tipo de destino para o qual deseja adicionar uma anotação. Por exemplo, clique na guia Email (E-mail) para criar uma nova notificação por e-mail.
  4. Clique em + NOTIFICATION (+ Notificação).
  5. Preencha os detalhes na janela Create Notification (Criar notificação).

Para obter mais informações sobre a criação de uma nova notificação por e-mail, consulte Notificações remotas

Para obter mais informações sobre a criação de uma nova notificação para impressora, consulte Notificações remotas

Para obter mais informações sobre a criação de uma nova notificação SNMP, consulte Notificações remotas

Para obter mais informações sobre a criação de uma nova notificação Syslog, consulte Notificações remotas

Como posso usar a janela Create Notification (Criar notificação) para notificações por e-mail?

A janela Create Notification (Criar notificação) é aberta quando você clica no botão + NOTIFICATION (+ Notificação). A janela tem quatro áreas e inclui informações gerais de notificações, filtros de eventos, escalonamento e formatação. As figuras e tabelas a seguir descrevem essas áreas.

Figura 5. Janela Create Notification (Criar notificação) para e-mail - informações gerais de e-mail
Figura 6. Janela Create Notification (Criar notificação) para e-mail - filtros de eventos
Você pode configurar uma opção de escalonamento, como mostrado na Notificações remotas. Escolha enviar um e-mail adicional se um alarme NÃO tiver sido reconhecido ou descartado após um período especificado. O escalonamento de alarmes se aplica apenas aos servidores Metasys e gerenciadores baseados em servidor, como NAE85 e LCS85. Os campos de escalonamento de alarme não aparecem para gerenciadores de hardware como um SNx.
Importante: O escalonamento do alarme se aplica somente aos alarmes com o atributo Reconhecimento de alarme obrigatório definido como Verdadeiro. Esse atributo está presente na extensão de alarme do objeto sob a seção Alarm Setup (Configuração do alarme) do widget Detalhe da Metasys UI.
Nota: O escalonamento de alarmes em um ADX é compatível apenas com sites que não são MVE. Não configure o escalonamento de alarmes para notificações por e-mail em sites do MVE.
Figura 7. Janela Create Notification (Criar notificação) para e-mail - escalonamento
Figura 8. Janela Create Notification (Criar notificação) para e-mail - formatação

Tabela 6. Legendas da janela Create Notification (Criar notificação) para e-mail
Número Nome Descrição
1 Campo Label (Rótulo) Identifica o nome simplificado da notificação na lista de notificações por e-mail. Este campo é obrigatório.
2 Campo Priority (Prioridade) Especifica a prioridade da mensagem de e-mail a enviar. Este atributo define o campo X-Priority no cabeçalho MIME do e-mail. X-Priority é uma das várias maneiras de definir a importância de um e-mail. Nem todos os clientes de e-mail o interpretam da mesma forma. Consulte a documentação do seu cliente de e-mail para obter mais informações. Você pode escolher entre as prioridades alta, normal e baixa.
3 Campo Retries (Tentativas) Especifica o número de tentativas feitas para enviar uma mensagem em caso de falha antes que o sistema a descarte.

Faixa: 0 a 10

Este campo é obrigatório.

4 Campo Email Address (Endereço de e-mail) Especifica o endereço de e-mail de um ou mais destinatários. É necessário usar endereços de e-mail válidos configurados em um servidor de e-mail para que o dispositivo possa enviar alarmes por e-mail com êxito. Há duas maneiras de preencher o campo Email Address (Endereço de e-mail):
  • Insira os endereços de e-mail manualmente.
  • Use o catálogo de endereços para inserir endereços de e-mail. Para usar o catálogo de endereços, clique no ícone correspondente:

Consulte também Notificações remotas

Também é possível enviar notificações remotas como mensagens de texto usando o número do celular do destinatário formatado como um endereço de e-mail padrão: número de celular de dez dígitos@domínio do gateway da operadora celular.
Nota: Tarifas de mensagens e dados podem ser aplicadas. O serviço de mensagens multimídia (MMS) é o método recomendado, já que este método transmite mensagens mais longas sem pausas.

O campo Email Address (Endereço de e-mail) é obrigatório. O máximo de caracteres permitido é 256.

5 Botão para adicionar um filtro de evento Clique neste botão para adicionar um filtro à notificação. Selecione um dos seguintes itens:
  • Status atual
  • Prioridade
  • Categoria de autorização
  • Reconhecimento obrigatório
  • Status anterior
  • Dia da semana de início
  • Hora de início
  • Dia da semana de término
  • Hora de término
  • Espaços
  • Equipamento
Selecione um operador e insira ou selecione um valor. Consulte também Notificações remotas
6 Time Picker Configure o tempo até que um e-mail de escalonamento seja enviado aos destinatários configurados. Por exemplo, digite 5 no campo de minutos se quiser que o sistema envie um e-mail de escalonamento cinco minutos após um alarme ter sido gerado sem ainda ser reconhecido.
7 Campo Escalation Email Address (Endereço de e-mail de escalonamento) Adicione os endereços de e-mail dos destinatários do e-mail de escalonamento. Há duas maneiras de preencher o campo Escalation Email Address (Endereço de e-mail de escalonamento):
  • Insira os endereços de e-mail manualmente.
  • Use o catálogo de endereços para inserir endereços de e-mail. Para usar o catálogo de endereços, clique no ícone correspondente:

Consulte também Notificações remotas

Nota: Máximo de caracteres permitido: 256
Importante: O envio de e-mails de escalonamento é opcional. No entanto, para que um e-mail de escalonamento seja enviado com êxito, os campos Time Picker e Campo Escalation Email Address (Endereço de e-mail de escalonamento) precisam ser preenchidos.
8 Linha de assunto Especifica o texto definido pelo usuário que aparece no campo de assunto da mensagem de e-mail.
9 Campo Include (Incluir) Define o formato da mensagem indicando quais campos são incluídos na mensagem recebida. Selecione as informações que deseja incluir na notificação. Os seguintes itens são pré-selecionados:
  • Prioridade
  • Mensagem
  • Valor
  • Descrição do item
  • Referência totalmente qualificada do item
  • Categoria de autorização
É possível limpar os itens pré-selecionados.

Como posso usar a janela Create Notification (Criar notificação) para notificações para impressora?

A figura e a tabela a seguir descrevem o layout da janela Create Notification (Criar notificação) para notificações para impressora:
Figura 9. Janela Create Notification (Criar notificação) - notificação para impressora
Tabela 7. Legendas da janela Create Notification (Criar notificação) - notificação para impressora
Número Nome Descrição
1 Campo Printer (Impressora) Especifica o nome da impressora para a qual os relatórios são roteados. O DDA da impressora pode enviar alarmes para uma ou várias impressoras. Este campo é obrigatório.
Nota:
  • Se não tiver certeza do nome correto da impressora a ser usada, imprima uma página de teste nela e procure a linha de nome da impressora na impressão de teste. Copie o nome e a sintaxe exatamente como usados.
  • Você pode configurar várias impressoras em um servidor, mas é necessário criar uma notificação separada para cada impressora.
2 Campo (Line Out) Saída de linha Define quantas linhas de dados são necessárias antes que o DDA da impressora roteie os relatórios para a impressora. Configurar este valor como 0 permite usar alimentação por tracionamento ou impressão em linha. Consulte também a entrada sobre impressora na Notificações remotas.

Faixa: 0 a 60

3 Campo Printing Priority Threshold (Limite de prioridade de impressão) Especifica a prioridade da impressão de mensagens de alarme. É possível imprimir vários alarmes em uma faixa de prioridade normal ao mesmo tempo usando os atributos Saída de linha e Tempo limite. Você também pode definir o limite de prioridade de impressão para imprimir imediatamente o conteúdo do buffer da saída de linha quando um alarme de prioridade mais alta (como um alarme de incêndio) for detectado. Você pode definir o limite de prioridade de impressão com um valor de 0 a 255. Números mais baixos de prioridade têm uma prioridade de alarme mais alta. Quando um alarme for adicionado ao buffer da saída de linha com um número inferior ao limite de prioridade de impressão, o conteúdo do buffer será impresso imediatamente. Por exemplo, se o limite de prioridade de impressão for configurado como 20, alarmes com número de prioridade igual ou superior a 20 serão colocados no buffer usando os atributos Saída de linha e Tempo limite. O recebimento de um alarme com número de prioridade 19 ou inferior força a impressão imediata dos alarmes no buffer e do novo alarme de alta prioridade. Esta funcionalidade é aplicada quando o atributo Saída de linha está configurado como 1 ou um número maior.
4 Campo Timeout (Tempo limite) O temporizador (em minutos) que é iniciado quando o primeiro alarme é armazenado no buffer da saída de linha DDA (Saída de linha). Ao final do tempo limite, o conteúdo do buffer da linha de saída é impresso.
5 Campo Retries (Tentativas) Especifica o número de tentativas feitas para imprimir um relatório em caso de falha antes que o sistema o descarte.

Faixa: 0 a 10

6 Área Formatting (Formatação) É possível especificar os seguintes itens na área de formatação:
  • Orientação: define a orientação do relatório impresso (paisagem ou retrato).
  • Tipo da fonte: especifica a fonte utilizada no relatório impresso.
  • Tamanho da fonte: especifica o tamanho da fonte utilizada no relatório impresso.
Selecione as informações que deseja incluir na notificação. Os seguintes itens são pré-selecionados:
  • Prioridade
  • Mensagem
É possível limpar os itens pré-selecionados.
7 Botão para adicionar um filtro de evento Clique neste botão para adicionar um filtro à notificação. Selecione um dos seguintes itens:
  • Status atual
  • Prioridade
  • Categoria de autorização
  • Reconhecimento obrigatório
  • Status anterior
  • Dia da semana de início
  • Hora de início
  • Dia da semana de término
  • Hora de término
  • Espaços
  • Equipamento

Selecione um operador e insira ou selecione um valor. Consulte também Notificações remotas

Como posso usar a janela Create Notification (Criar notificação) para notificações SNMP?

A figura e a tabela a seguir descrevem o layout da janela Create Notification (Criar notificação) para notificações SNMP:
Figura 10. Janela Create Notification (Criar notificação) - notificação SNMP
Tabela 8. Legendas da janela Create Notification (Criar notificação) - notificação SNMP
Número Nome Descrição
1 Campo Label (Rótulo) O nome da notificação quando ela aparece na lista de notificações da guia SNMP. Este campo é obrigatório.
2 Campo Trap Community Name (Nome de comunidade da interceptação) Uma sequência que diferencia maiúsculas de minúsculas usada para autenticar as interceptações SNMP v1 e v2c. Este atributo contém a sequência da comunidade usada pelo sistema de gerenciamento de rede para editar dados em objetos mantidos por dispositivos gerenciados.
3 Campo IP Address (Endereço IP) Especifica o endereço IP ou o nome do host do sistema que recebe as interceptações.
4 Campo Destination Port Number (Número da porta de destino) Especifica a porta no dispositivo de destino que recebe as mensagens do gerenciador ou do servidor. A comunicação é feita do gerenciador ou servidor para o dispositivo de destino. Configurar este atributo como 0 desativa o comando Get do SNMP. Este campo é obrigatório.
5 Área Formatting (Formatação) Especifica quais atributos de um evento do Metasys são incluídos na interceptação SNMP. Os seguintes itens são pré-selecionados:
  • Prioridade
  • Mensagem
  • Valor
É possível limpar os itens pré-selecionados.
6 Botão para adicionar um filtro de evento Clique neste botão para adicionar um filtro à notificação. Selecione um dos seguintes itens:
  • Status atual
  • Prioridade
  • Categoria de autorização
  • Reconhecimento obrigatório
  • Status anterior
  • Dia da semana de início
  • Hora de início
  • Dia da semana de término
  • Hora de término
  • Espaços
  • Equipamento

Selecione um operador e, em seguida, insira ou selecione um valor. Consulte também Notificações remotas

Como posso usar a janela Create Notification (Criar notificação) para notificações Syslog?

A figura e a tabela a seguir descrevem o layout da janela Create Notification (Criar notificação) para notificações Syslog:
Figura 11. Janela Create Notification (Criar notificação) - notificação Syslog
Tabela 9. Legendas da janela Create Notification (Criar notificação) - notificação Syslog
Número Nome Descrição
1 Campo Label (Rótulo) O nome da notificação quando ela aparece na lista de notificações da guia Syslog. Este campo é obrigatório.
2 Campo Syslog Server (Servido Syslog) O endereço IP do servidor de destino.
3 Campo UDP Send Port (Porta de envio do UDP) A porta designada no dispositivo para a transmissão de erros para o servidor.
4 Campo UDP Receive Port (Porta de recebimento do UDP) A porta designada no servidor para recebimento de erros transmitidos.
5 Botão para adicionar um filtro de auditoria Clique neste botão para adicionar um filtro de auditoria à notificação. Selecione um dos seguintes itens:
  • Item
  • Usuário
  • Descrição
  • Valor posterior
  • Dia da semana de início
  • Hora de início
  • Dia da semana de término
  • Hora de término
  • Espaços
  • Equipamento
Selecione um operador e insira ou selecione um valor. Consulte também Notificações remotas
6 Botão para adicionar um filtro de evento Clique neste botão para adicionar um filtro de evento à notificação. Selecione um dos seguintes itens:
  • Status atual
  • Prioridade
  • Categoria de autorização
  • Reconhecimento obrigatório
  • Status anterior
  • Dia da semana de início
  • Hora de início
  • Dia da semana de término
  • Hora de término
  • Espaços
  • Equipamento

Selecione um operador e insira ou selecione um valor. Consulte também Notificações remotas

O que significam os operadores dos filtros de evento e de auditoria?

A tabela a seguir lista os operadores usados ao definir filtros de eventos individuais e filtros de auditoria. Esses filtros determinam quais eventos ou auditorias são roteados ao destino definido, onde um evento ou auditoria só é roteado se todos os filtros desse destino forem avaliados como Verdadeiro.

Tabela 10. Operadores dos filtros de evento e de auditoria
Operador Significado
== Igual a: O filtro será avaliado como Verdadeiro quando o valor do alarme/auditoria for igual ao valor do filtro.
!= Não igual a: o filtro só será avaliado como Verdadeiro quando o valor do evento ou da auditoria para a opção de filtro selecionada não for igual ao valor do filtro especificado.
< Menor do que
<= Menor ou igual a
> Maior do que
>= Maior ou igual a
== (qualquer) Igual a (qualquer): o filtro avaliará como Verdadeiro quando o valor do evento ou da auditoria da opção de filtro selecionada (Espaço ou equipamento) corresponder a qualquer um dos espaços ou equipamentos listados no valor do filtro. Consulte também Notificações remotas.
!= (qualquer) Não igual a (qualquer): o filtro avaliará como Verdadeiro quando o valor do evento ou da auditoria para a opção de filtro selecionada (Espaço ou equipamento) não corresponder a nenhum dos espaços ou equipamentos listados no valor do filtro. Consulte também Notificações remotas.

Quais são minhas opções de filtro de evento?

Use a tabela a seguir como um guia para definir filtros de evento.

Tabela 11. Opções de filtro de evento
Item Operador Valor
Status atual ==, != Normal, falha, anormal, limite alto, limite baixo, aviso baixo, aviso alto, alarme baixo, alarme alto, alarme, problema, status, offline, desligamento, não confiável, online, acima do setpoint, abaixo do setpoint, desocupado, estado anterior desconhecido.
Prioridade ==, !=, <, <=, >, >= Insira um valor de 0 a 255. Este campo é obrigatório.
Categoria de autorização ==, != HVAC, incêndio, segurança, serviços, administrativa, geral, iluminação, refrigeração, ambiente crítico, qualidade do ar, alimentação, energia, sistema, personalizado 1 a categoria personalizada 150.
Nota: As categorias personalizadas são listadas com o nome personalizado, se houver.
Reconhecimento obrigatório ==, != Falso, verdadeiro
Status anterior ==, != Normal, falha, anormal, limite alto, limite baixo, aviso baixo, aviso alto, alarme baixo, alarme alto, alarme, problema, status, offline, desligamento, não confiável, online, acima do setpoint, abaixo do setpoint, desocupado, estado anterior desconhecido.
Dia da semana de início ==, !=, <, <=, >, >= Segunda-feira a domingo.
Hora de início ==, !=, <, <=, >, >= Selecione a hora de início.
Nota: O formato da hora é definido pelo idioma selecionado para a conta de usuário em Gerenciamento de usuário (guia User Details) e Em My Profile. Exemplo: formato HH:MM AM/PM (12:15 PM) para seleção do idioma inglês.
Dia da semana de término ==, !=, <, <=, >, >= Segunda-feira a domingo
Hora de término ==, !=, <, <=, >, >= Selecione a hora de término.
Nota: O formato da hora é definido pelo idioma selecionado para a conta de usuário em Gerenciamento de usuário (guia User Details) e Em My Profile.Por exemplo: formato HH:MM AM/PM (12:15 PM) para seleção do idioma inglês.
Espaços == (qualquer), != (qualquer) Use o campo Search (Pesquisa) para localizar e selecionar um ou mais espaços.
Equipamento == (qualquer), != (qualquer) Use o campo Search (Pesquisa) para localizar e selecionar um ou mais equipamentos.

Quais são minhas opções de filtro de auditoria?

Use a tabela a seguir como um guia para definir filtros de auditoria em notificações Syslog.

Tabela 12. Opções de filtros de auditoria
Item Operador Valor
Item ==, != Insira um valor manualmente. Este campo é obrigatório.
Nota: O nome do item é o rótulo exibido para o item selecionado na árvore de navegação All Items (Todos os itens) (por exemplo, AV1, NAE2 ou Programação1). Defina nomes exclusivos para os itens.
Usuário ==, != Insira um valor manualmente. Este campo é obrigatório.
Nota: Indica o usuário associado à ação que iniciou uma mensagem de auditoria (por exemplo, a pessoa que alterou um setpoint). O usuário genérico jci é usado para identificar um usuário em um computador diferente que usou a SCT para fazer upload ou download de um arquivo de banco de dados.
Descrição ==, != Insira um valor manualmente. Este campo é obrigatório.
Nota: Fornece a descrição da ação que gerou a mensagem de auditoria. Por exemplo, insira Ativado para filtrar comandos de ativação que foram enviados a um item ou Login de usuário bem-sucedido para filtrar ocorrências de login bem-sucedidas.
Valor posterior ==, != Insira um valor manualmente. Este campo é obrigatório.
Nota: Indica o valor e as unidades de engenharia, se aplicável, do item depois que a ação que gerou a mensagem de auditoria é executada. Se a descrição for Login de usuário bem-sucedido ou malsucedido, o valor posterior mostrará o endereço IP do computador cliente a partir do qual a tentativa de login foi feita.
Dia da semana de início ==, !=, <, <=, >, >= Segunda-feira a domingo
Hora de início ==, !=, <, <=, >, >= Selecione a hora de início.
Nota: O formato da hora é definido pelo idioma selecionado para a conta de usuário em Gerenciamento de usuário (guia User Details) e Em My Profile. Exemplo: formato HH:MM AM/PM (12:15 PM) para seleção do idioma inglês.
Dia da semana de término ==, !=, <, <=, >, >= Segunda-feira a domingo
Hora de término ==, !=, <, <=, >, >= Selecione a hora de término.
Nota: O formato da hora é definido pelo idioma selecionado para a conta de usuário em Gerenciamento de usuário (guia User Details) e Em My Profile. Por exemplo: formato HH:MM AM/PM (12:15 PM) para seleção do idioma inglês.
Espaços == (qualquer), != (qualquer) Use o campo Search (Pesquisa) para localizar e selecionar um ou mais espaços.
Equipamento == (qualquer), != (qualquer) Use o campo Search (Pesquisa) para localizar e selecionar um ou mais equipamentos.

Como posso usar os filtros de evento e auditoria?

Use esses filtros para determinar as mensagens de eventos que são roteadas ao destino definido, como uma conta de e-mail. Por exemplo, defina um filtro para rotear somente as mensagens de eventos que precisam ser reconhecidos selecionando Reconhecimento obrigatório == Verdadeiro.

A tabela a seguir fornece outros exemplos de filtros usados pelo recurso Notificações remotas para rotear mensagens de eventos.
Tabela 13. Exemplos de filtro
Exemplo Significado
Categoria de autorização != HVAC O recurso Notificações remotas roteia todas as mensagens de eventos ao destino definido, exceto aquelas da categoria HVAC.
Reconhecimento obrigatório == Verdadeiro O recurso Notificações remotas roteia apenas as mensagens de eventos que precisam ser reconhecidos ao destino definido.
Status atual == alarme O recurso Notificações remotas roteia todas as mensagens de eventos que foram geradas por objetos com status de alarme ao destino definido.
Status anterior != Status anterior desconhecido O recurso Notificações remotas roteia todas as mensagens de eventos ao destino definido, exceto aquelas que foram geradas por objetos com estado anterior desconhecido.
Prioridade <= 200 O recurso Notificações remotas roteia todas as mensagens de eventos com uma prioridade igual ou menor a 200 ao destino definido.

Dia da semana de início >= Sexta-feira

e

Hora de início >= 17:00:00

e

Dia da semana de término <= Segunda-feira

e

Hora de término >= 06:00:00

O recurso Notificações remotas roteia todas as mensagens de eventos geradas entre 17h00 na sexta-feira e 06h00 na segunda-feira.
Espaços == (qualquer) sala de conferência, sala 01, sala 02 O recurso Notificações remotas roteia todas as mensagens de eventos relacionadas a qualquer um dos três espaços listados ao destino definido.
Equipamento != (qualquer) VAV-101 O recurso Notificações remotas roteia todas as mensagens de eventos relacionadas a todos os equipamentos, exceto o VAV-101.

Posso aplicar vários filtros?

Sim, você pode aplicar vários filtros. Se você definir vários filtros para um destino, o recurso Notificações remotas combinará todos os critérios com a condição E (todos os critérios de filtro precisam ser atendidos).

Exemplo 1: Se você quiser enviar uma mensagem de e-mail sempre que ocorrer um evento de alarme alto para um sistema HVAC, será necessária a confirmação e tiver uma prioridade de evento no Grupo de Segurança Patrimonial (prioridade 40-79), defina uma notificação por e-mail com os seguintes filtros de eventos:
  • Categoria de autorização == HVAC
  • Status atual == alarme alto
  • Prioridade >= 40
  • Prioridade <= 79
  • Reconhecimento obrigatório == Verdadeiro
Exemplo 2: Se quiser enviar uma mensagem de e-mail sempre que ocorrer um evento de alarme que precise ser reconhecido e seja para qualquer equipamento localizado na sala de conferência ou no saguão de entrada, defina uma notificação por e-mail com os seguintes filtros de eventos:
  • Espaços == (qualquer) sala de conferência, saguão de entrada
  • Equipamento == (qualquer)
  • Status atual == alarme
  • Reconhecimento obrigatório == Verdadeiro
Importante: Se quiser adicionar um filtro tanto para espaços quanto para equipamentos, certifique-se de que o equipamento que deve emitir os alarmes esteja localizado nos espaços selecionados. Se você não selecionar o espaço em que o equipamento está localizado, não receberá alarmes do equipamento. É possível ver onde um equipamento está localizado pesquisando pelo equipamento no campo Value (Valor) da janela Add Filter (Adicionar filtro). Por exemplo, para adicionar o VAV-101 no campo Value (Valor), é possível ver que este equipamento atende a sala de conferência.
Figura 12. Janela Add Filter (Adicionar filtro)

Como posso usar o catálogo de endereços nas janelas Create Notification (Criar notificação) ?

O catálogo de endereços pode ser usado para adicionar endereços de e-mail para os destinatários de notificações, escalonamentos e anúncios por e-mail.
  1. Clique no ícone do catálogo de endereços. A janela Address Book (Catálogo de endereços) é aberta.
  2. Selecione ou pesquise um endereço de e-mail no painel Available (Disponíveis) à esquerda e clique na seta para a direita para adicioná-lo. Uma vez selecionado, o endereço de e-mail aparece no painel Selected (Selecionados) à direita. O endereço selecionado também permanece listado no painel Available (Disponíveis) à esquerda.
  3. Também é possível inserir um endereço de e-mail manualmente no campo Email Address (Endereço de e-mail) na parte inferior do painel Selected (Selecionados). Clique em ADD (Adicionar) para adicionar o endereço inserido manualmente.
Nota: Há um limite de 256 caracteres para os endereços de e-mail. O recurso identifica endereços duplicados, portanto, não é possível adicionar um endereço mais de uma vez.

Como posso alterar as configurações no recurso Notificações remotas?

  1. Clique no ícone de configurações no canto superior direito do widget Notificações remotas.
  2. A janela Shared Configuration (Configuração compartilhada) é aberta.
  3. Ajuste as configurações conforme necessário.

A Shared Configuration (Configuração compartilhada) oferece opções diferentes para cada tipo de destino. A tabela a seguir descreve as opções disponíveis:

Tabela 14. Opções de configuração compartilhada - e-mail
Atributos Descrição dos atributos
Ativar notificações Especifica se o destino do e-mail está ou não ativado. Quando a opção é desativada, o servidor não entrega alarmes aos destinatários configurados.
Nota: Esta opção não está disponível em gerenciadores anteriores ao Metasys Versão 10.1.
Nome do usuário SMTP Especifica o nome do host ou o endereço IP de um servidor SMTP. O nome do host só poderá ser especificado se houver um DNS disponível para o dispositivo. Este atributo é usado em conjunto com o atributo DDA de e-mail. Se nenhum destino de e-mail for configurado, este atributo será ignorado.
Porta SMTP Indica a porta TCP à qual o DDA de e-mail deve se conectar para entregar uma mensagem de e-mail. Por padrão, este campo é configurado como 25 (SMTP). Entretanto, alguns servidores SMTP internos podem ser configurados para portas não padrão, o que exige que este campo seja alterado para corresponder à porta de escuta do servidor de mensagens. Se não houver nenhum atributo DDA de e-mail, este atributo será ignorado.
Tipo de autenticação Especifica o tipo de autenticação usada para enviar e receber e-mails. Você pode selecionar entre Nenhum, SMTP e POP antes de SMTP. A depender da opção escolhida, os campos na guia Email (E-mail) serão ativados ou desativados para ajudar você a preencher somente os campos necessários para o tipo de autenticação. Se você selecionar SMTP, os atributos Nome do usuário SMTP e Senha SMTP serão ativados. Se você selecionar POP antes de SMTP, os atributos Nome do usuário POP e Senha POP serão ativados.
Nome do usuário SMTP Especifica um nome de usuário para o servidor SMTP. Este atributo será ignorado se o atributo Host do servidor SMTP estiver em branco. Este atributo só será aplicado se você usar autenticação SMTP. Se nenhum destino de e-mail for configurado, este atributo será ignorado.
Senha do SMTP Especifica a senha para o nome do usuário SMTP. Este atributo será ignorado se o atributo Host do servidor SMTP estiver em branco. Este atributo só será aplicado se você usar autenticação SMTP. Se nenhum destino de e-mail for configurado, este atributo será ignorado.
Nome do host do servidor POP Especifica o nome do host do servidor POP. Este atributo só será aplicado se você usar autenticação POP. Se nenhum destino de e-mail for configurado, este atributo será ignorado.
Nome do usuário POP Especifica um nome de usuário para o servidor POP. Este atributo será ignorado se o atributo Nome do host do servidor POP estiver em branco. Este atributo só é aplicado quando você usa autenticação POP. Se nenhum destino de e-mail for configurado, este atributo será ignorado.
Senha POP Especifica a senha para o nome do usuário POP. Este atributo será ignorado se o atributo Nome do host do servidor POP estiver em branco. Este atributo só é aplicado quando você usa autenticação POP. Se nenhum destino de e-mail for configurado, este atributo será ignorado.
Endereço de e-mail de origem Especifica o endereço de e-mail do qual todos os e-mails são enviados. O endereço de e-mail de origem é um atributo obrigatório. Se este atributo não for preenchido, o DDA de e-mail não tentará enviar uma mensagem de e-mail.
E-mail SSL ativado Quando este atributo está ativado ou é definido como verdadeiro, é feita uma tentativa de enviar e-mails por uma conexão criptografada SSL. Se não houver suporte para SSL, os e-mails serão enviados sem criptografia, a menos que o atributo Ignorar erros de e-mail SSL esteja definido como falso.
Ignorar erros de e-mail SSL Quando verdadeiro, o e-mail será enviado mesmo que o certificado do servidor de e-mail pareça ser inválido. Quando falso, o e-mail só será enviado se o sistema operacional puder verificar que o servidor enviou um certificado SSL válido. O recurso só será ativado se o atributo E-mail SSL ativado for verdadeiro.
Tabela 15. Opções de configuração compartilhada - impressora
Atributos Descrição
Ativar notificações Use o botão de opção para ativar ou desativar a impressora.
Nota: Este tipo de destino não está disponível em gerenciadores.
Tabela 16. Opções de configuração compartilhada - SNMP
Atributos Descrição dos atributos
Ativar notificações Especifica se o recurso SNMP está ativado. Use o botão de opção para ativar ou desativar as notificações SNMP. Se este atributo estiver ativado, a capacidade de enviar e receber mensagens (interceptações e comandos Get) poderá ser ativada ou desativada individualmente usando os outros atributos SNMP do DDA.
Nota: Esta opção não está disponível em gerenciadores anteriores ao Metasys Versão 10.1.
Versão da interceptação SNMP Especifica a versão usada para enviar interceptações SNMP. Selecione entre v1, v2c e v3
Dispositivo de gerenciamento SNMP Especifica um endereço IP ou nome de host para filtrar as solicitações Get. O SNMP só responde solicitações do dispositivo listado neste atributo. Se este atributo for 0.0.0.0, o SNMP responderá a todas as solicitações.
Porta da solicitação SNMP Especifica a porta no dispositivo de destino que solicita informações do gerenciador ou do servidor. A comunicação é feita do dispositivo de destino para o gerenciador ou servidor. Atualmente, esta função é compatível com gerenciadores de rede de hardware e baseados em software. No caso de gerenciadores de rede de hardware executados no sistema operacional Windows, será necessário reiniciar o sistema para que uma alteração no valor deste atributo seja efetiva. Isso não é necessário para gerenciadores executados no sistema operacional Linux. Configurar este atributo como 0 desativa o comando Get do SNMP.
Pessoa de contato Especifica o membro da equipe de TI que é responsável pelo gerenciamento das comunicações SNMP.
Nome de comunidade público Uma sequência que diferencia maiúsculas de minúsculas usada para autenticar as mensagens Get e Get Next v1 e v2c. Este atributo contém a sequência da comunidade usada pelo sistema de gerenciamento de rede para editar dados em objetos mantidos por dispositivos gerenciados.
Formato de mensagem da interceptação SNMP Define o formato de mensagem usado para gerar interceptações SNMP, incluindo a interceptação de inicialização. As opções são:
  • Baseado em sequência: As interceptações SNMP são enviadas como uma sequência de caracteres
  • Baseado em MIB: As interceptações SNMP são enviadas usando os OIDs definidos no MIB da Johnson Controls (chamado JCI MIB).
Tabela 17. Opções de configuração compartilhada - Syslog
Tipo de destino Atributos Descrição dos atributos
Syslog Ativar notificações Use o botão de opção para ativar ou desativar os relatórios Syslog. Quando este recurso está ativado, o log de erros é encaminhado ao servidor de destino.
Nota: Esta opção não está disponível em gerenciadores anteriores ao Metasys Versão 10.1.

O recurso Notificações remotas é compatível com todos os dispositivos?

O recurso Notificações remotas só é compatível com computadores desktop. No momento, não há suporte para tablets ou smartphones.