Atributos do objeto de dispositivo do gerenciador - Metasys - LIT-12012116 - Server - Metasys UI - 7.0

Ajuda da Johnson Controls System Configuration Tool (JCT)

Product
Building Automation Systems > Graphics and Interfaces > Metasys UI
Document type
User Guide
Document number
LIT-12012116
Version
7.0
Revision date
2024-05-01

O objeto de dispositivo do gerenciador contém atributos comuns a muitos objetos do sistema Metasys. Esta seção inclui os atributos da guia Focus/Configuration (Foco/configuração e qualquer outra guia específica apenas para o objeto.

Nota: Na coluna Notas, as letras indicam o seguinte: C - Configurável, D - Atributo padrão para exibição, N - Valor não obrigatório, Q - BACnet obrigatório e W - Gravável.
Tabela 1. Atributos do objeto de dispositivo do gerenciador - aba Foco/Configuração

Nome do atributo

Notas

Descrição

Reconhecimento avançado Ativar

C,W

Especifica se todos os eventos reconhecidos ou descartados em um gerenciador de rede serão encaminhados ao repositório se um repositório ADS for configurado. O que está incluído são:
  • Eventos e notificações de alarme intrínsecas BACnet geradas pelo gerenciador e reconhecidas por um usuário conectado ao gerenciador.
  • Notificações de alarme intrínsecas BACnet recebidas por um gerenciador que são reconhecidas em um dispositivo BACnet e reconhecidas pelo gerenciador sem um ID de usuário e encaminhadas para o repositório.

Os reconhecimentos não são encaminhados para um repositório em uma conexão dial-up.

Quando você reconhece as notificações de eventos do BACnet, os eventos são anotados com a fonte ou o dispositivo da confirmação e com o nome de usuário como quem reconheceu o evento. Se uma notificação de evento de um gerenciador for reconhecida em uma estação de trabalho BACnet de terceiros, a anotação do evento tanto no gerenciador quanto no site incluirá a origem da anotação. Se, no entanto, uma notificação de evento de um dispositivo de terceiros for reconhecida em uma estação de trabalho de terceiros, qualquer gerenciador que também receba a notificação do evento não incluirá uma fonte para reconhecimento. Quando esse reconhecimento de evento é encaminhado ao Site Director, o usuário é especificado como MetasysSysAgent.

Quando este atributo não está ativado, os eventos reconhecidos nos gerenciadores são:
  • não encaminhado para o repositório . Todos os eventos devem ser reconhecidos no Site Director.
  • reconhecido localmente no gerenciador. Esse reconhecimento inclui o envio de um alarme BACnet para reconhecimento de notificações de alarme recebidas por um gerenciador.

Independentemente de este atributo estar ativado, quando os eventos são reconhecidos ou descartados no Site Director, o Site Director tenta encaminhar a confirmação e o descarta para o gerenciador que iniciou o evento.

O atributo Ack Forward Enable deve ser sempre falso em gerenciadores configurados para ambientes validados, ou seja, sempre que as assinaturas forem necessárias para reconhecer eventos.

O comportamento do encaminhamento de reconhecimento não é bem definido quando um gerenciador é configurado como um dispositivo de site e como um dispositivo integrado BACnet no mesmo site. Embora seja possível configurar um gerenciador tanto como um dispositivo de site como como um dispositivo de integração BACnet, essa configuração não é recomendada.

Tipo de conexão ADS

C, N, W

Especifica se o (definido no atributo ADS Repository) está conectado por meio de uma LAN ou conexão dial-up. Se um valor for especificado, ele substituirá o valor do atributo Tipo de conexão ADS padrão. Se nenhum valor for especificado, o valor do atributo Tipo de conexão padrão do ADS será usado (Default ADS Connection Type é uma configuração de nível de site enviada para os dispositivos do site). O tipo de conexão ADS será ignorado se nenhum for definido para este site.

Tempo de entrega do ADS

C, N, W

Especifica a hora do dia em que uma conexão deve ser estabelecida com o (determinado pelo atributo ADS Repository). Uma conexão é tentada no mínimo uma vez por dia no momento especificado para fornecer dados de auditoria, alarme e tendência ao . Se um valor for especificado, ele substituirá o valor do atributo Hora de entrega padrão do ADS. Se nenhum valor for especificado, o valor do atributo Hora de entrega padrão do ADS será usado (Default ADS Delivery Time é uma configuração de nível de site enviada para os dispositivos do site). O tempo de entrega do ADS será ignorado se nenhum for definido para este site.

Limite de prioridade do ADS

C,W

Especifica a prioridade de um evento que aciona o gerenciador para conectar (conexão dial ou LAN) ao definido e entrega as mensagens de eventos do repositório de eventos local do gerenciador para o repositório de eventos do sem esperar pelo tempo de entrega do ADS. O atributo Limite de prioridade do ADS é usado apenas para gerenciamento de alarmes e eventos.

Por exemplo, um valor de 20 para este atributo significa que qualquer evento com prioridade 20 ou superior (eventos de maior prioridade de alarme têm números mais baixos de prioridade de alarme) força uma conexão com o e encaminha mensagens de eventos do repositório de eventos local do gerenciador para o repositório do .

Repositório ADS

C, N, W

Especifica o dispositivo Repository. Este é o computador que recebe todos os dados de auditoria, alarme e tendência de um gerenciador de rede. Repositório se refere aos três arquivos do que armazenam esses dados. Se um valor for especificado, ele substituirá o valor do atributo Repositório ADS padrão do site. Se nenhum valor for especificado, será usado o valor do atributo Repositório ADS padrão (Default ADS Repository é uma configuração de nível de site enviada para os dispositivos do site). Quando você salva uma alteração no valor do repositório ADS, não é necessária nenhuma autenticação entre o gerenciador de rede e o . Trata-se de um funcionamento normal.
Nota: Se o gerenciador usar uma conexão dial-up para transmitir dados ao , o repositório ADS deverá ser o primeiro endereço IP listado no intervalo especificado ao configurar o para Permitir Conexões de Entrada (consulte seção Configuração do Modem Externo da guia Communications).
O repositório ADS padrão do Site é intencionalmente deixado em branco e deve ser atualizado pelo usuário (online ou offline). Se o usuário não preencher o valor padrão do ADS e deixar o valor padrão do repositório ADS para todos os dispositivos em 0.0.0.0, o não receberá dados de auditoria, alarme ou tendência. A SCT não preenche automaticamente o valor do repositório ADS padrão devido às muitas possibilidades diferentes que poderiam existir durante a criação do arquivo, incluindo vários em um site ou nenhum para um site. Nesses casos, não está imediatamente claro qual deve ser o padrão sob o objeto de Site.
Tamanho do repositório de alarme

C,W

Especifica o número máximo de alarmes que podem ser mantidos no dispositivo local.
Hora de adiar o alarme

C,W

Especifica quanto tempo atrasar depois que um operador ignorar temporariamente ou adiar um alarme antes de anunciar novamente o alarme.

Alinhar intervalos  

Especifica se a sincronização de tempo periódica alinhada ao relógio está ativada. Se a sincronização de tempo periódica estiver ativada e o intervalo de sincronização de hora for um fator de hora ou dia (ou seja, o valor será dividido sem o restante), o início do período especificado para a sincronização de tempo se alinhará à hora ou ao dia, respectivamente.

Tentativas do APDU

C,W

Indica o número máximo de vezes que uma Unidade de Dados do Protocolo de Camada de Aplicação (APDU), (conforme especificado pelo dispositivo BACnet), é retransmitida. Se o dispositivo não realizar tentativas, ele será configurado como zero. Se o valor for maior que zero, um valor não zero aparecerá no atributo Tempo limite da APDU. Se você gravar o valor deste atributo, terá que redefinir o gerenciador para que as novas configurações entrem em vigor. Configurações recomendadas: alta ou média: 4; baixa desabilituibilidade: 5.

Nota: Se mudar o valor deste atributo, será necessário redefinir o gerenciador de rede para que as novas configurações entrem em vigor.
APDU Segment Timeout

C,W

Indica o tempo em milissegundos entre a retransmissão de um segmento da APDU. Configurações recomendadas: alta descaso: 4000 ms; médios e baixos: 10000 ms; baixa desa- estoj: 20000 ms.

Nota: Se mudar o valor deste atributo, será necessário redefinir o gerenciador de rede para que as novas configurações entrem em vigor.
Tempo limite da APDU

C,W

Indica o tempo em milissegundos entre retransmissões de uma APDU que requerem reconhecimento pelo qual nenhuma confirmação foi recebida. Configurações recomendadas: alta descaso: 6000 ms; médios e baixos: 10000 ms; baixa desa- estoj: 20000 ms.

Nota: Se mudar o valor deste atributo, será necessário redefinir o gerenciador de rede para que as novas configurações entrem em vigor.
Appl SW Version  

Identifica a versão do software de aplicação instalado no dispositivo. O conteúdo dessa sequência é definido localmente (carimbo de data e hora, nome do programador, número de uma versão do arquivo host etc.).

Data do arquivamento  

Indica a data do último arquivamento bem sucedido de instâncias de objetos. O valor deste atributo é válido quando existe um arquivo válido e durante o processo de download do arquivo. O valor deste atributo é *.*.*.* em todos os outros momentos.

Ação de auditoria quando cheia

C,W

Especifica a operação do recurso de trilha de auditoria quando o repositório de auditoria está cheio. Se o valor for Parar, as entradas adicionais de auditoria serão descartadas. Se o valor for Acúmulo, as entradas adicionais de auditoria substituirão as entradas de auditoria mais antigas.

Auditoria Gera alarme quando cheio

C,W

Especifica se um alarme é gerado quando o repositório de auditoria está cheio.
Tamanho do repositório de auditoria

C,W

Especifica o número máximo de entradas de trilha de auditoria que podem ser mantidas no dispositivo local.
Estado de backup e restauração   Descreve o estado atual do gerenciador durante o processo de backup ou restauração do BACnet. Os valores possíveis incluem Ocioso (operação normal), Start, Download, Provisioning, Staged, Activation e Resetting.
Tempo limite de falha de backup

C,W

Especifica quanto tempo em segundos o gerenciador aguarda que o processo de backup ou restauração do BACnet seja concluído antes de cronometrar e encerrar o processo. A predefinição é 120 segundos.
Tempo de preparação do backup   Especifica por quanto tempo em segundos o gerenciador permanecerá sem resposta após iniciar o procedimento de backup do BACnet e antes de cronometrar e terminar o processo. O valor é fixo em 60 segundos.
Senha de comunicações BACnet

C,W

Fornece proteção por senha de serviços BACnet, como DeviceCommunicationControl e ReinitializeDevice. Estações de trabalho de terceiros podem usar esses serviços e deverão fornecer a senha para que o gerenciador execute os serviços. Este atributo será configurável pelo usuário se o atributo Site BACnet no objeto de Site estiver configurado como Verdadeiro. Especifique um valor para a senha de comunicação BACnet (máximo de 20 caracteres) antes de usar qualquer serviço BACnet. Essa senha é salva em forma criptografada dentro do gerenciador e no arquivamento do gerenciador na SCT. Estações de trabalho de terceiros não podem ler ou gravar essa senha.

Porta BACnet UDP

C,W

Especifica o número da porta UDP usada para se comunicar com outros dispositivos BACnet pela rede IP. Esse valor permite várias redes BACnet em uma única rede IP e impede a comunicação entre várias redes BACnet.

Se você gravar o valor deste atributo, terá que redefinir o gerenciador para que as novas configurações entrem em vigor.

Nota: Se você gravar o valor deste atributo, terá que redefinir o gerenciador para que as novas configurações entrem em vigor.
Versão da BIOS  

Especifica a versão do BIOS no gerenciador. O formato da versão básica do sistema de entrada/saída (BIOS) é <V><maget versão>.<minor>. Por exemplo: V2.02. Este atributo está presente apenas para gerenciadores NxE na Versão 9.0 e anteriores que usam um sistema operacional Windows Embedded. Está em branco ou não aparece para gerenciadores mais novos.

Para NAE55/NIE55, se a versão do BIOS for anterior ao V2.02, atualize o BIOS usando o BIOS Update Utility. Essa atualização melhora significativamente o desempenho geral do produto. Para obter informações sobre o BIOS Update Utility, consulte BIOS Update Utility Technical Bulletin (Part No. 24-10110-42).

Arquivos de configuração   Identifica os arquivos na imagem do gerenciador que você pode fazer backup.
Revisão do banco de dados  

Especifica um número de revisão lógica do banco de dados do dispositivo. A revisão do banco de dados aumenta quando um objeto é criado ou excluído, o nome do objeto muda ou uma restauração é realizada.

Identificador de objeto do dispositivo   Identifica um código numérico atribuído ao gerenciador. O identificador deve ser exclusivo em toda a rede Metasys. Este atributo aparece nas guias Focus (Foco) e Configuration (Configuração).
Limite de encaminhamento de auditoria dial-up

C,W

Especifica o limite de tamanho do repositório de auditoria (como uma porcentagem do tamanho do repositório de auditoria) no qual o gerenciador de rede tenta fornecer entradas de auditoria ao quando o gerenciador tem uma conexão dial-up. (Para gerenciadores conectados em uma LAN, as entradas de auditoria são entregues imediatamente.) Este atributo só será aplicado se for configurado como o Site Director do gerenciador de rede. Quando esse limite é atingido, todas as auditorias no repositório local de auditorias que não foram encaminhadas são encaminhadas para o repositório ADS definido. O valor padrão é 80% e, para garantir um bom desempenho, não é necessário mudar para um número menor.

DST Status   Indica se o horário de verão está em vigor (Verdadeiro) ou não (Falso) no local do dispositivo.
Referências duplicadas  

Lista as referências que são duplicadas no sistema. As entradas nesta lista são referências de objetos que existem em mais de um dispositivo dentro do sistema.

Ativar auditorias geradas por aplicação

C,W

Permite auditorias de comandos do sistema.
Nota: Se o atributo Objeto de exibição de objetos gerados estiver definido como verdadeiro, essas auditorias serão exibidas no visualizador de auditoria do gerenciador ou do , aumentando o número de auditorias geradas.
Nível de auditoria ativado

C,W

Especifica qual nível de entradas de auditoria são adicionadas ao Audit Repository. Somente entradas de auditoria do tipo Nível 1 até (e incluindo) o nível especificado estão incluídas. Todos os outros níveis não são armazenados na trilha de auditoria. As entradas de auditoria Nível 1 e Nível 2 são sempre armazenadas na trilha de auditoria.

• Nível 1 e 2 (1): Armazena todas as mensagens de auditoria de ação do usuário e de erro do sistema.

• Nível 3 (2): Armazena mensagens de auditoria de aplicações, além da auditoria dos níveis 1 e 2.

• Nível 4 (3): Armazena mensagens de auditoria do sistema, além da auditoria do Nível 3.

• Nível 5 (4): Armazena mensagens de auditoria de diagnóstico, além da auditoria do Nível 4.

Ação do evento quando cheia

C,W

Especifica a operação do recurso Gerenciamento de alarmes e eventos quando o repositório de eventos está cheio. Se o valor for Parar, as entradas adicionais do evento serão descartadas. Se o valor for Acúmulo, as entradas adicionais do evento substituirão as entradas do evento mais antigos.

Versão firmware  

Representa a versão do firmware instalado na seção de código principal do dispositivo. O primeiro dígito do número de revisão é avançado em versões principais. O segundo dígito é avançado em versões secundárias. Esse atributo contrasta com o atributo Staged Firmware Version, que indica a versão do firmware do gerenciador que está atualmente em fase de encenou no gerenciador.

Lista A da função IEIEJ

C,W

Fornece uma lista de estruturas com os seguintes elementos: número de rede, limite alto do ID do dispositivo e limite baixo de ID do dispositivo. O primeiro conjunto de mensagens Who-Is é transmitido quando o dispositivo atinge a fase de inicialização Enable Field Commands. Nesse momento, um temporizador começa a ser executado e chama um método de enviar as mensagens quem-é no período especificado pela função IEIEJ Um período.

Função IEIEJ um período

C,W

Define o período em que a lista A de função IEIEJ envia as transmissões de mensagens de quem é. Limpar o valor desta propriedade desativa a função A. Cada destino é garantido para obter uma mensagem Who-Is dentro do período especificado por esta propriedade; entretanto, se a lista contiver vários destinos, o objeto tentará espalhar as mensagens do Quem-É para que nem todas sejam enviadas no mesmo instante.

Temporizador de comm internode

C,W

Controla a frequência de comunicação com dispositivos Ethernet remotos. Este valor é usado pelo objeto Ethernet IP Datalink. Entre outras comunicações, esse atributo define a frequência dos batimentos cardíacos nos dispositivos monitorados (monitorados a uma taxa de duas vezes o temporizador de comm interno). Configurações recomendadas: alto consumo de frequência: 20 segundos; médios e baixos: 120 segundos; baixa descaso: 240 segundos.

Nota: Se mudar o valor deste atributo, será necessário redefinir o gerenciador de rede para que as novas configurações entrem em vigor.
Deslocamento de intervalo

C,W

Especifica o deslocamento, em minutos, desde o início do período definido para a sincronização de tempo até que as solicitações de sincronização de tempo real sejam configuradas. O deslocamento de intervalos não tem efeito quando o alinhamento de intervalos é falso.

É Validado

C

Ativa o recurso MVE no gerenciador, que inclui a reautentização com assinatura eletrônica e anotação obrigatória quando o usuário faz uma alteração no sistema, como comandar um objeto, reconhecer um alarme ou alterar o valor de um atributo. Este atributo só pode ser configurado como Verdadeiro para sites do MVE. Este atributo é gravável apenas com a SCT e a JCT, e é somente leitura online.

Programação de exceção da JCI

C,W

Indica por quanto tempo as programações de exceção são mantidas após a data de exceção ter expirado. O valor padrão é a exclusão automática de 31 dias, que é o mesmo comportamento anterior a esta versão. As novas opções são Auto Delete 7 days (Excluir automaticamente) 7 dias e Manual Delete (Excluir manual).

Nota: O gerenciador (usando SCT, JCT, Metasys UI ou SMP) e FAC (na CCT) permite as seleções de exclusão manual, exclusão automática de 31 dias e exclusão automática de 7 dias.
Nota: A exclusão manual é necessária para locais como o Japão, onde os padrões locais afirmam que apenas a estação de trabalho BACnet pode excluir as programações de exceção.
Motivo do último reinício  
Indica os motivos da reinicialização do último dispositivo. As possíveis razões são:
  • Desconhecido: O dispositivo não pode determinar a causa da última redefinição. Isso pode ocorrer devido a um erro de inicialização, erro de desligamento, acidente ou pressão do botão de redefinição de hardware. O estado é DESCONHECIDO se o dispositivo está alimentado sem a bateria ou se o serviço do Gerenciador de dispositivos é interrompido.
  • COLDSTART: Uma solicitação de ReinitializeDevice foi recebida com um estado reinitializado de dispositivo de COLDSTART ou o dispositivo foi feito para COLDSTART por meio da interface de usuário.
  • WARMSTART: Uma solicitação de ReinitializeDevice foi recebida com um estado reinitializado de dispositivo de WARMSTART ou o dispositivo foi feito ao WARMSTART por alguns outros meios. WARMSTART também ocorre após um download da SCT.
  • DETECTED_POWER_LOST: O dispositivo detectou que a energia de entrada foi perdida. Este estado ocorre como resultado de uma fonte de alimentação normal (com bateria).
  • DETECTED_POWERED_OFF: O dispositivo detectou que o interruptor de alimentação estava desligado.
  • HARDWARE_WATCHDOG: O temporizador do cão de guarda do hardware redefiniu o dispositivo.
  • SOFTWARE_WATCHDOG: O temporizador do cão de guarda do software redefiniu o dispositivo. Este estado é relatado quando o Gerenciador de dispositivos não pode se comunicar com o gerenciador de controle por qualquer motivo.
  • SUSPENSO: O dispositivo foi suspenso. Como o dispositivo foi suspenso ou o que significa ser suspenso é um assunto local.
Hora da última restauração   A hora em que o gerenciador foi restaurado pela última vez. Clicar na seta para baixo expõe a data e os detalhes da hora.
Data local  

Indica a data de melhor conhecimento do dispositivo. O tipo de data é uma série de quatro elementos de um número.

O primeiro número é o ano (por exemplo, 2005); o segundo número é o mês (1,12, 1 = Janeiro); o terceiro é o dia do mês (1,31). Para manter a compatibilidade com o protocolo BACnet, um quarto número contém o dia da semana (1 = segunda-feira). Um valor de FF * (asterisco) em qualquer um dos elementos indica que o valor não está especificado.

Local Site Director

C,W

Especifica um nome de host ou endereço IP que pode ser resolvido do Site Director. O nome do host só poderá ser especificado se houver um servidor DNS ou outros meios de resolução de nome disponíveis para o dispositivo. Um Site Director pode ter mais de um nome de host. O nome do host especificado aqui deve ser resolvido para um endereço IP na LAN ou WAN no qual os dispositivos do site existem.

O atributo Site Director local é baseado no atributo Nome do computador, não no atributo Nome. Quando você altera o atributo Nome do computador do dispositivo Site Director, o atributo Site Director local muda automaticamente para corresponder ao nome do computador. Quando você altera o nome do computador de um dispositivo que não é do Site Director, o atributo Site Director local permanece inalterado.

Nota: Ao promover ou rebaixar um Site Director online no SMP, você poderá solicitar as credenciais de usuário do Site Director que especificou. Insira essas credenciais de usuário para validação antes que a promoção ou rebaixamento seja permitido.

Para obter informações que designam um gerenciador como o Site Director, consulte Guia de comissionamento de NAE (LIT-1201519) .

Hora local  

Indica a hora do dia ao melhor conhecimento do dispositivo. O tipo de tempo é uma série de quatro elementos de um número. O primeiro número é a hora (0,23). O segundo número é o minuto (0,59); e o terceiro é o segundo (0,59). Um quarto número foi adicionado para manter a compatibilidade com o protocolo BACnet e contém os centésimos de segundo (0.99). Um valor de * (asterisco) para qualquer número indica que o valor não é especificado. Esse valor seria usado, por exemplo, quando o valor dos centésimos não é importante.

Localização

C,W

Indica a localização física do dispositivo.
Comprimento máximo da APDU

C

Indica o número máximo de bytes que podem estar contidos em uma única unidade de dados de protocolo de camada de aplicação indivisível.

Buffer de mensagem máxima

C,W

Especifica os maiores dados que podem ser enviados a um dispositivo ao mesmo tempo, excluindo todos os cabeçalhos de comunicação. Algumas aplicações precisam realizar a segmentação de dados fora do sistema de comunicação. Este valor é usado para dimensionar os dados nessas situações.

Segmentos máximos aceitos   Indica o número máximo de segmentos de uma APDU aceita pelo dispositivo.
Nome do modelo  

Indica o modelo do dispositivo, a revisão de hardware associada ao firmware e o nome do arquivo de código usado para baixar o dispositivo.

Endereço de rede

C,W

Especifica o endereço de rede BACnet. Uma mudança neste atributo será efetivada após o próximo reinício do gerenciador (frio ou quente). Se você gravar o valor deste atributo, terá que redefinir o gerenciador para que as novas configurações entrem em vigor.

Nota: Se você gravar o valor deste atributo, terá que redefinir o gerenciador para que as novas configurações entrem em vigor.

Versão do sistema operacional

 

Indica o número da versão do sistema operacional em uso pelo gerenciador. Este atributo está presente apenas para gerenciadores que executam o sistema operacional Linux.

Configuração de patch

C, W, A

Um novo atributo introduzido no Metasys Versão 13.0 que fornece um mecanismo para adicionar e configurar novos atributos para versões futuras de patch, se necessário. Consiste em duas colunas: Código e Detalhes.

A coluna Code é usada para indexar e identificar o novo recurso/atributo que está sendo adicionado.

A coluna Details (Detalhes) contém os parâmetros necessários para configurar o novo recurso. Um total de 50 códigos podem ser usados em uma versão de patch com um intervalo de, Código 0 a Código 49. Na próxima versão principal do Metasys, novos atributos serão introduzidos para substituir os códigos de patch.

Nota: Por exemplo, como parte de uma versão de patch do Metasys 13.0, a capacidade de definir o tempo limite do cão de guarda e o mecanismo de recuperação LON é fornecida. A funcionalidade para definir o tempo limite do cão de guarda é atribuída ao "Código 0" com um formato de sequência de "tempo limite=x", enquanto "Código 1" é atribuído para habilitar o mecanismo de recuperação LON com um formato de sequência de "Ativado = Verdadeiro", ambos documentados como parte da versão do patch. No campo, um gerenciador/servidor pode ser atualizado para a versão do patch usando MUI/SMP/SCT.
Potência Amostra consecutiva

C,W

Especifica o número de amostras de status de linha CA consecutivas (indicam uma perda de energia) que devem ser recebidas antes que o dispositivo conclua que ocorreu uma falha de energia. Quando o dispositivo conclui que a energia falhou, o dispositivo inicia um processo de desligamento ordenado. O processo usado para determinar se ocorreu uma falha de energia protege o dispositivo de desligar durante falhas de energia curtas ou certas condições de brownout. Usando valores padrão, uma falha de energia de menos de 5 segundos não solicita um desligamento do dispositivo.

Nota: Se você mudar o valor da amostra consecutiva de energia em um gerenciador de rede com o firmware Metasys Versão 9.0.7, será necessário reiniciar o gerenciador antes que a nova configuração entre em vigor. Não é necessário reiniciar para gerenciadores que executam versões diferentes.
Intervalo de amostragem de energia

C,W

Especifica o período em que o status da linha CA é amostrado para determinar se ocorreu uma falha de energia. Este atributo é usado em conjunto com o atributo Amostras consecutivas de energia.

Nota: Se você alterar o valor do intervalo de amostragem de energia em um gerenciador de rede com o firmware Metasys Versão 9.0.7, será necessário reiniciar o gerenciador antes que a nova configuração entre em vigor. Não é necessário reiniciar para gerenciadores que executam uma versão diferente.

Lista de IDs do processo

C,W

Contém uma lista dos números não atribuídos de 32 bits usados para comparar o ID do processo enviado com os eventos do BACnet. Se o ID do processo de evento não for encontrado nesta lista, o evento será ignorado. Uma lista vazia ou uma lista contendo apenas uma entrada com valor de zero permite que todos os eventos sejam processados.

Alarmes de objetos não mapeados   Especifica se o gerenciador deve processar alarmes originados de objetos não mapeados. Este atributo se aplica somente ao ODS e é fixado em Falso para todos os outros dispositivos.
Suporte ao Obj de protocolo  

Indica quais tipos de objeto BACnet padrão a implementação de protocolo do dispositivo é compatível.

Este atributo é uma sequência de bits que usa o tipo de objeto (Set 508). Cada bit representa um tipo de objeto BACnet nesse conjunto. Por exemplo, o bit 0 representa o tipo de objeto BACnet AI, enquanto o bit 17 representa o tipo de objeto da programação BACnet. Se o bit for verdadeiro (1), será compatível com o tipo de objeto. Se a bit for falsa (0), o tipo de objeto não será compatível. Os tipos de objetos BACnet compatíveis podem variar entre os modelos de dispositivo.

Revisão do protocolo   Indica o nível de revisão secundário do padrão BACnet compatível com o dispositivo.
Suporte ao Protocol Ser  

Indica qual protocolo BACnet padrão a implementação de protocolo do dispositivo é compatível. Para obter mais informações sobre a Declaração de Conformidade de Implementação de Protocolo (PICS) e os Blocos de Construção da Interoperabilidade BACnet (BIBBs) do gerenciador. Este objeto agora suporta tanto a mensagem BACnet UTCTimeSynchronization quanto a mensagem BACnet TimeSynchronization (versão não-UTC). Dispositivos de terceiros agora têm a capacidade de enviar a mensagem TimeSynchronization para um gerenciador.

Este atributo é uma sequência de bits que usa o suporte do Protocol Ser (Set 136). Cada bit representa um serviço BACnet nesse conjunto. Por exemplo, o bit 0 representa o serviço Acknowledge Alarm (Reconhecer alarme), enquanto o bit 12 representa o serviço de leitura de propriedades. Se o bit for verdadeiro (1), o serviço será compatível. Se o bit for falso (0), o serviço não será suportado.

Versão do protocolo  

Representa o protocolo BACnet compatível com o dispositivo. As versões iniciais são a Versão 1; as versões subsequentes aumentam o número em um.

Reiniciar destinatários de notificação

C,W

Controla as restrições sobre quais dispositivos, se houver, são notificados quando ocorre um reinício. O valor deste atributo é uma lista de BACnetRecipients. Quando a duração desta lista está vazia, o dispositivo não pode enviar uma notificação de reinicialização do dispositivo.

O valor padrão desta propriedade é uma única entrada que representa uma transmissão na rede local. Se a lista tiver uma ou mais entradas, o dispositivo enviará uma notificação de reinicialização, mas apenas para os dispositivos ou endereços listados.

Tempo de preparação da restauração  

Especifica por quanto tempo em segundos o gerenciador permanecerá sem resposta após iniciar o procedimento de restauração do BACnet e antes de cronometrar e parar o processo. O valor é fixo em 60 segundos.

Tempo de conclusão da restauração  

Especifica por quanto tempo em segundos o gerenciador permanecerá sem resposta após terminar o procedimento de restauração do BACnet e antes de cronometrar e parar o processo. O valor é fixo em 600 segundos.

Segmentação  

Indica se o dispositivo suporta segmentação de mensagens e (se assim for) se ele suporta transmissão segmentada, recepção ou ambas.

Site Director Online  

Indica o status de comunicação deste dispositivo com o Site Director. Esse valor é mantido atualmente por um comando enviado pela tarefa do Monitor de atualização de dados da COV sempre que o status mudar. A tarefa do Monitor de COV realiza essa verificação a cada 80 segundos. Este atributo é acionado para poder ser usado para um alarme.

Arquivos em etapas  

Lista dos arquivos em estágios que são configurados para ativação posteriormente. Por exemplo, se o código e o banco de dados de arquivamento forem configurado para ativação posterior, este campo lerá Código, Banco de dados de arquivamento. Se este atributo estiver vazio, nenhum arquivo será encenado no momento. Valores possíveis: Código, Banco de dados de arquivamento, Security Database, certificados HTTPS.

Versão de firmware staged

D

Indica a versão do firmware do gerenciador que é encenada para ativação posterior. Se este campo estiver vazio, nenhum arquivo de firmware será encenado no momento. Esse atributo contrasta com o atributo Firmware Version, que indica a versão do firmware do gerenciador que está atualmente ativa.

Status do sistema

D

Reflete o estado físico e lógico atual do dispositivo.
Hora do reinício do dispositivo   Indica o momento em que o dispositivo foi reiniciado.
Intervalo de sincronização de tempo

C,W

Especifica o intervalo periódico, em minutos, em que as solicitações TimeSynchronization e UTCTimeSynchronization são enviadas. Quando configurado como zero, a sincronização de tempo periódica será desativada.

Fuso horário

C,W

O fuso horário atual em uso na localização do gerenciador.

Referências não vinculados  

Lista as referências que não estão vinculadas ao sistema. Este atributo indica que um processo não pode encontrar um objeto, seja porque o dispositivo no qual o objeto está localizado está offline, o objeto foi excluído ou a referência do objeto está incorreta.

Porta USB 1 ativada

C,W

Especifica se a porta USB 1 no gerenciador de rede SNE ou SNC está ativada. Este atributo se aplica apenas aos modelos SNE e SNC. Para maior segurança, a porta USB é configurada como Desativada por padrão. Antes de usar a porta USB, altere esse atributo para Ativado.

Porta USB 2 ativada

C,W

Especifica se a porta USB 2 no gerenciador de rede SNE ou SNC está ativada. Este atributo se aplica apenas aos modelos SNE e SNC. Para maior segurança, a porta USB é configurada como Desativada por padrão. Antes de usar a porta USB, altere esse atributo para Ativado.

LAN externa

C

Especifica se a LAN externa está ativada com um valor USB 1 ou USB 2 com base em sua conexão física.

É possível alterar as configurações do adaptador USB para Ethernet em um banco de dados offline usando os atributos Controle USB e LAN externa.

Destinatários de sincronização de tempo UTC

C,W

Lista um ou mais destinatários BACnet para os quais o gerenciador pode emitir uma solicitação de sincronização de tempo UTC. Se a lista estiver vazia, o gerenciador não poderá enviar uma solicitação de sincronização de horário UTC para um destinatário BACnet. O atributo exige os seguintes parâmetros que definem cada destinatário: ID (ID do dispositivo), endereço (endereço IP, número de rede, porta UDP) e transmissão (tipo de transmissão, número de rede, porta UDP). Há três tipos de transmissão disponíveis: local, remota e global.

ID do fornecedor  

Distingue as extensões de propriedade do protocolo usando um código de identificação de fornecedor exclusivo atribuído pela ASHRAE. O ID do fornecedor da Johnson Controls é 5.

Nome do fornecedor   Identifica o fabricante do dispositivo.

Versão

 

Indica o número da versão da imagem de firmware no gerenciador.

Nota: A guia Communications (Comunicações) só está presente para gerenciadores de rede mais antigos com exterior cinza. A aba possui três configurações diferentes: Configuração de cabo de porta serial, Config de modem interno e Config de modem externo. Cada configuração tem o mesmo conjunto de atributos descritos nesta tabela.
Tabela 2. Atributos do objeto de dispositivo do gerenciador - guia Communications (Comunicações)

Nome do atributo

Sinalizadores

Valor inicial

Valores/opções/intervalo

Permitir conexões de entrada

C,W

Verdadeiro Se a porta de comunicações está ativada para aceitar uma chamada de outro dispositivo.
Taxa de Baud

C,W

115200 A taxa de transmissão configurada configurada para a porta de comunicações.
Ativado

C,W

Verdadeiro Se a porta de comunicações está ativada para iniciar uma chamada para outro dispositivo.
Comandos de inicialização extra

C,W

  Uma lista opcional de comandos de inicialização de modem, como caracteres e símbolos, é necessária para estabelecer uma conexão confiável.
Taxa máxima de transmissão

C,W

115200 A taxa máxima configurada de transmissão configurada para a porta de comunicação.
Aguarde o tom do dial antes de diaar

C,W

Falso Se o gerenciador de rede deve esperar pelo tom de discagem antes de tentar fazer uma chamada.
Tabela 3. Atributos do objeto de dispositivo do gerenciador - guia Network (Rede)

Nome do atributo

Sinalizadores

Valor inicial

Valores/Opções/Intervalo

Permitir Http

C,W

Verdadeiro

Disponível em gerenciadores de rede na Versão 8.1 ou posterior. Ele determina se o firewall do sistema operacional no gerenciador de rede bloqueia o tráfego de entrada pela porta HTTP (porta 80). Se o atributo for configurado como Verdadeiro, todo o tráfego de entrada pela porta 80 no gerenciador de rede será permitido; se configurado como Falso, todo o tráfego de entrada pela porta 80 no gerenciador de rede será bloqueado. Alterar este atributo não interfere nas operações da ferramenta de atualização NAE.

É possível configurar esse atributo independentemente em cada gerenciador de rede e modificá-lo usando uma programação ou outra ação de controle. É possível configurar um resumo personalizado para visualizar o valor do atributo em todos os gerenciadores de rede no site. Também é possível usar o recurso de edição em massa na SCT para modificar o atributo em vários dispositivos.

Para fornecer o mais alto nível de segurança, é recomendável configurar este atributo como False. No entanto, se o gerenciador de rede for um Site Director e tiver um ou mais gerenciadores secundários relatando a ele que não foram atualizados para a Versão 8.1 ou posterior, configure o atributo como True. Para obter uma lista das ferramentas e utilitários que requerem a porta 80, consulte a seção Allow Http do NAE Commissioning Guide (LIT-1201519).

Domínios de conclusão

C,W

 

Especifica um nome de domínio anexo ao nome do computador de um gerenciador de rede para ajudar o gerenciador a transmitir pela rede do edifício. Por exemplo, se você especificar o nome de conclusão do mycorp.com e o nome do gerenciador de rede for NAE-1, o gerenciador será identificado na rede como NAE-1.mycorp.com. Use esse atributo para gerenciadores de rede com dificuldade de comunicação com o Site Director.

Se o DHCP estiver ativado no gerenciador, o servidor DHCP preencherá automaticamente a lista de domínios de conclusão. Nesse caso, se você excluir manualmente um domínio da lista, ele será adicionado novamente quando a alteração for salva.

Nota: Dependendo do modelo do gerenciador de rede, a lista completa de domínios de conclusão configurados pode não aparecer sob a caixa suspensa no modo de exibição. Nesse caso, altere para o modo de edição para ver a lista completa de domínios de conclusão.
Nome do computador

C,W

 

Identifica o gerenciador de rede para a rede Metasys. Alterar o nome do computador online interrompe qualquer referência existente entre o objeto NAE e outros objetos no site e pode interromper a conexão de rede existente com outros dispositivos na rede. Não é recomendável alterar o nome do computador online. Em vez disso, altere o atributo Nome do computador offline com a SCT, clicando com o botão direito do mouse no NAE na árvore de navegação e selecionando Rename. Os atributos Nome e Nome do computador são alterados para o novo nome selecionado. Em seguida, a referência do item é atualizada para mostrar o novo nome do computador.

Notas:

  • Se você mudar o valor deste atributo, uma mensagem de confirmação será exibida informando que o gerenciador deverá ser redefinido antes que o novo nome possa ser aplicado.
  • O nome do computador não deve consistir em todos os números. Por exemplo, um nome de computador de N1234 é aceitável, mas 1234 não.
DHCP ativado

C,W

Verdadeiro

Verdadeiro = DHCP ativado; o gerenciador de rede solicita endereço IP do servidor DCHP; se nenhum servidor estiver presente, o endereçamento da APIPA será usado.

Falso = DHCP desativado; o gerenciador de rede usa um endereço IP estático.

Endereços IP do servidor DNS

C,W

 

Lista de endereços IP.

Nome domínio

C,W

 
Nota: Se você mudar o valor deste atributo, o gerenciador será automaticamente redefinido.

Ethernet 1 Velocidade

   

A velocidade de conexão atual do gerenciador de rede na primeira porta Ethernet. Apenas gerenciadores SNC e SNE possuem esse atributo. O atributo mostrará Não conectado se nenhuma conexão estiver presente.

Velocidade de Ethernet 2

   

A velocidade de conexão atual do gerenciador de rede na segunda porta Ethernet. Apenas o SNC possui duas portas Ethernet e, portanto, tem esse atributo. O atributo mostrará Não conectado se nenhuma conexão estiver presente.

Ethernet MAC Address (Endereço MAC Ethernet)    

O endereço MAC do gerenciador de rede.

Endereço IP JCI

C,W

 

O endereço IP atualmente atribuído do gerenciador de rede.

Máscara IP

C,W

  A máscara IP atualmente atribuída do gerenciador de rede.
Endereço do roteador IP

C,W

  O roteador IP atualmente atribuído que o gerenciador de rede está usando.
Obter endereço DNS automaticamente

C,W

Verdadeiro (1)

Se o endereço IP DNS é preenchido automaticamente.

Endereço Ethernet MAC externo

C,W

00:00:00:00:00:00

O endereço Ethernet MAC externo do gerenciador de rede.

DHCP externo ativado

C

Falso

Verdadeiro = DHCP externo ativado; o gerenciador de rede solicita endereço IP do servidor DCHP; se nenhum servidor estiver presente, o endereçamento da APIPA será usado.

Falso = DHCP desativado; o gerenciador de rede usa um endereço IP estático.

Endereço IP JCI externo

C, W

0

O endereço IP externo atribuído no momento do gerenciador de rede.

Máscara IP externa

C, W

0

A máscara IP externa atribuída no momento do gerenciador de rede.

Endereço DNS de obter externo automaticamente

C

Falso

Se o endereço IP do DNS externo é preenchido automaticamente.

Endereços IP do servidor DNS externos

C

 

Lista de endereços IP do servidor DNS externos.

Modo de roteamento

C,W

Desabilitado O estado atual do modo de roteamento BACnet. As opções são Desativada, Ativada, Ativada sem transmissão.
Modo de comunicação IP    

O tipo de comunicação BACnet que o dispositivo usará.

As opções são Modo Apenas conexão segura, Modo Somente Ethernet IP e Modo IP e Dual SC

Satus de certificado operacional     Exibe informações sobre o certificado operacional usado para comunicação de conexão segura BACnet. Também é possível obter essas informações no painel BACnet Management Dashboard na JCT ou MUI.
Tabela 4. Atributos do objeto de dispositivo do gerenciador - aba Hardware

Nome do atributo

Sinalizadores

Valor inicial

Valores/Opções/Intervalo

Nota: A aba Hardware está presente apenas para gerenciadores de rede SNC.

Application Class Set Version

 

64

Indica a versão da classe de aplicação configurada para o SNC.

Sequência de controle em teste

C,W

0

Indica o número atribuído à sequência de controle no modo de teste.

Número do controlador

 

999

Indica o endereço exclusivo do controlador de campo, conforme definido pelo bloco de chave rotativa no gerenciador.

Versão de configuração da classe de modelo de dispositivo

 

65

Indica a versão da classe do modelo do dispositivo configurada para o SNC.

Pcode

 

Indica o número de código do produto do SNC (por exemplo, M4-SNC25150-0).

Inicialização OFF State Auto Release Time

C,W

0

Indica o tempo durante o qual um BO é mantido no estado OFF na prioridade definida pela configuração de prioridade do comando de estado inicialização OFF na inicialização do controlador de campo. Essa instância só se aplica a objetos DE BO que possuem o parâmetro Inicial OFF State Enable definido como TRUE.

O valor padrão é 0. Um valor de 0 desativa esse parâmetro. O intervalo é de 0 a 3600 segundos.

Prioridade do comando de estado de inicialização OFF

C,W

9

Indica a prioridade em que um BO é mantido no estado OFF para o tempo de liberação automática do estado de Inicialização OFF na inicialização do controlador de campo. Essa instância só se aplica a objetos DE BO que possuem o parâmetro Inicial OFF State Enable definido como TRUE.

O valor padrão é 9. A prioridade 6 não é uma seleção válida. O intervalo é de 1 a 16.