Como posso acessar a guia Templates (Modelos)?
É possível acessar a guia Templates (Modelos) no painel esquerdo do Gerenciador de gráficos. A guia Templates (Modelos ) está disponível na Metasys UI e na JCT.
Quais são as opções disponíveis na guia Templates (Modelos)?
- A lista Default (Padrão) que exibe todos os modelos do sistema
- A lista Custom (Personalizados) que exibe os modelos definidos pelo usuário
A lista Default (Padrão) tem os modelos do sistema disponíveis para todos os sites da Metasys UI e da JCT. Use a lista Default (Padrão) para visualizar os modelos do sistema. Não é possível excluir nem editar os modelos do sistema. Entretanto, você pode criar e editar um modelo personalizado a partir de um modelo do sistema na lista Custom (Personalizados).
Com a lista Custom (Personalizados), você pode criar e visualizar modelos personalizados, assim como organizar modelos personalizados em pastas. Depois de criado (a partir de um modelo em branco ou de um modelo do sistema), o modelo personalizado é aberto no Editor de gráficos, quando pode ser editado.
Quais são os recursos disponíveis para os modelos?
- Todos os modelos do sistema contêm vinculações com alias padrão, representadas pelos nomes curtos dos pontos. Os nomes curtos dos pontos são os mesmos usados nas convenções de nomenclatura da aplicação padrão da Ferramenta de Configuração do Controlador (CCT). Quando você usa um modelo do sistema para criar um gráfico com alias e o nome curto do ponto para a vinculação com alias já existe na definição do equipamento, a vinculação dos pontos é feita automaticamente para exibição de dados em tempo real na visualização.
- O modelo do painel do edifício contém apenas vinculações explícitas e não se vincula automaticamente aos pontos. Esse modelo é normalmente usado para edifícios ou áreas de campus que podem ter vários equipamentos com pontos que têm os mesmos nomes curtos.
- Se um modelo do sistema for usado para criar o gráfico de um espaço ou equipamento, as vinculações com alias não serão aplicadas automaticamente aos pontos.
- A vinculação com alias só será aplicada automaticamente aos pontos de um gráfico com alias se os nomes curtos dos pontos na definição do equipamento tiverem exatamente a mesma ortografia, incluindo letras maiúsculas e minúsculas, das vinculações com alias no modelo. Por exemplo, se o nome curto da vinculação com alias no modelo for ZN-T e a definição do equipamento for ZN-TEMP, a vinculação automática não será efetuada. É possível alterar os nomes curtos padrão das vinculações com alias nos modelos usando o recurso de localização e substituição global do Gerenciador de gráficos da Metasys UI. A vinculação com alias se comporta da mesma forma tanto nos modelos personalizados quanto nos modelos do sistema.
- Os modelos que só têm vinculações com alias podem ser exportados e compartilhados com outros sites sem vinculação manual de pontos depois da importação para o novo site.
- Em todos os modelos, se um símbolo não estiver vinculado a um ponto, ele não será exibido no momento da visualização. Um símbolo exige pelo menos um ponto vinculado para que possa ser resolvido no momento da visualização.
- Em modelos com diferentes símbolos de serpentina, os símbolos serão empilhados uns sobre os outros. O símbolo de serpentina vinculado de forma automática (vinculação com alias) ou manual (vinculação explícita) é exibido na visualização. O símbolo de serpentina sem uma vinculação de ponto que seja resolvida automaticamente não é exibido no momento da visualização.
- No caso de módulos de dados-chave, se um item de dados-chave dentro do módulo não tiver uma vinculação, será necessário apagá-lo manualmente para que não apareça no momento da visualização.
Como posso usar a lista Default (Padrão)?
A lista Default (Padrão) da guia Templates (Modelos) permite visualizar os modelos do sistema no painel de visualização.
- Expanda a pasta do modelo para exibir a lista de modelos disponíveis.
- Clique no modelo. O modelo é exibido no painel de visualização. Para expandir o painel de visualização e ocupar toda a tela, clique em
.
- Vá para a guia Graphics (Gráficos).
- Selecione um equipamento, um espaço ou a pasta Unassigned Graphics (Gráficos não atribuídos) na guia Equipment & Spaces (Equipamentos e espaços).
Como alternativa, selecione uma definição do equipamento na guia Equipment Definitions (Definições de equipamento).
- Clique em + ou em + ADD GRAPHIC (+ Adicionar gráfico) na lista de gráficos. Como alternativa, selecione +ADD ALIASED GRAPHIC (+ Adicionar gráfico com alias). A janela New Graphic (Novo gráfico) é aberta.
- Na janela New Graphic (Novo gráfico), selecione um modelo da lista Default (Padrão).
- Insira um nome no campo Name (Nome). Nota: Os seguintes caracteres são inválidos para o nome do gráfico: <, >, :, ", /, \, ?, *, |, @, #, . (ponto) e , (vírgula).
- Clique em CREATE (Criar). O gráfico é aberto no Editor de gráficos. Para obter mais informações sobre como usar o Editor de gráficos, consulte Editor de gráficos.
Posso editar ou excluir modelos na lista Default (Padrão)?
Não, você não pode editar nem excluir modelos na lista Default (Padrão).
Quais são os modelos de sistemas de ar?
- Duto duplo com 100% de ar externo
- Duto único com 100% de ar externo
- Unidade de fan coil
- Unidade de recuperação de calor
- Unidade de ar de compensação
- Duto duplo de ar misto
- Duto único de ar misto
- Duto duplo de ar misto multizona
- Unidade de teto completa
- Unidade de teto
- Ventilador da unidade
- Dampers de zona de duto duplo
- Dampers de zona de duto único
O que é o modelo em branco?
O modelo em branco não contém nenhum símbolo, vinculação ou característica de visualização padrão.
Qual é o modelo da CRAC?
Há um modelo de CRAC (Computer Room Air Conditioning Unit): o modelo da unidade de ar-condicionado para salas de computadores.
Qual é o modelo de planta baixa?
Há um modelo de planta baixa: o modelo do painel do edifício.
Quais são os modelos diversos?
Quais são os modelos de unidades de terminais?
Quais são os modelos à base de água?
- Três chillers e três torres
- Cinco chillers com loop secundário
- Cinco torres com loop de condensador
- Planta de chiller resfriado por ar com um chiller e duas bombas
- Planta de chiller resfriado por ar com dois chillers e três bombas
- Planta de caldeira de água quente com quatro caldeiras e quatro bombas
- Trocador de calor de água quente (placa)
- Trocador de calor de água quente (casco e tubos)
- Planta de caldeira a vapor (três caldeiras)
Como posso usar a guia Custom (Personalizados)?
Você pode criar e gerenciar modelos personalizados na guia Custom (Personalizados).
- Clique na lista Custom (Personalizados).
- Para criar a primeira pasta, clique na pasta Custom (Personalizados). Para pasta posterior, clique em qualquer pasta listada na guia Custom (Personalizados).
- Clique em + e selecione Folder (Pasta). A janela Add Folder (Adicionar pasta) é exibida.
- Insira um nome para a pasta.
- Clique em CREATE (Criar). A mensagem de pasta adicionada com êxito é exibida.
- Clique em CLOSE (Fechar).
- Clique na lista Custom (Personalizados).
- Clique na pasta que deseja excluir. Nota: Não é possível excluir a pasta Custom (Personalizados).
- Clique no botão de lixeira. A janela Delete Folder (Excluir pasta) é exibida.
- Clique em DELETE (Excluir). A mensagem de pasta excluída com êxito é exibida.
-
Clique em CLOSE (Fechar).
Ou clique em CANCEL (Cancelar) para cancelar a operação de exclusão da pasta.
- Clique na lista Custom (Personalizados).
- Clique na pasta Custom (Personalizados). Se quiser salvar o modelo em uma pasta criada pelo usuário, clique na pasta desejada. Clique em + e selecione Template (Modelo). A janela New Template (Novo modelo) é aberta.
- Insira um nome para o modelo no campo Name (Nome). Nota: Os seguintes caracteres são inválidos para o nome do gráfico: <, >, :, ", /, \, ?, *, |, @, #, . (ponto) e , (vírgula).
- Selecione um modelo na lista Default (Padrão) ou na lista Custom (Personalizado). Uma visualização do modelo é exibida no painel direito da janela.
- Clique em CREATE (Criar). O modelo é aberto no Editor de gráficos. Para obter mais informações sobre como usar o Editor de gráficos, consulte Editor de gráficos.
- Expanda as pastas para exibir a lista de modelos disponíveis.
- Clique no modelo para exibi-lo no painel de visualização. Para expandir o painel de visualização e ocupar toda a tela, clique em
.
- Clique na lista Custom (Personalizados).
- Expanda a pasta para selecionar o modelo personalizado. O modelo personalizado é exibido no painel de visualização.
- Clique no botão de lápis para abrir o modelo personalizado no Editor de gráficos.
- Vá para a guia Graphics (Gráficos).
- Selecione a pasta Unassigned Graphics (Gráficos não atribuídos), um equipamento ou um espaço na guia Equipment & Spaces (Equipamentos e espaços). Como alternativa, selecione uma definição do equipamento na guia Equipment Definitions (Definições de equipamento).
- Clique em + ou em + ADD GRAPHIC (+ Adicionar gráfico) na lista de gráficos. Como alternativa, selecione +ADD ALIASED GRAPHIC (+ Adicionar gráfico com alias). A janela New Graphic (Novo gráfico) é aberta.
- Na janela New Graphic (Novo gráfico), selecione um modelo da lista Custom (Personalizados).
- Insira um nome no campo Name (Nome). Nota: Os seguintes caracteres são inválidos para o nome do gráfico: <, >, :, ", /, \, ?, *, |, @, #, . (ponto) e , (vírgula).
- Clique em CREATE (Criar). O gráfico é aberto no Editor de gráficos. Para obter mais informações sobre como usar o Editor de gráficos, consulte Editor de gráficos.
Os modelos personalizados são armazenados no meu arquivamento da SCT?
Se você criar modelos personalizados na Metasys UI, terá que fazer um upload para salvar os modelos personalizados em seu arquivamento da SCT.
Modelos personalizados criados na JCT são salvos automaticamente em seu arquivamento da SCT. Para usar os modelos personalizados criados na JCT na Metasys UI, faça download do arquivamento para o SMP.