O que é um gráfico com alias?
Um gráfico com alias é um gráfico da Metasys UI associado a uma definição de equipamento. Como é associado a uma definição de equipamento, o gráfico com alias é aplicado a todos os equipamentos que compartilham uma definição. O gráfico com alias permite que você tenha um único gráfico para todos os equipamentos similares. Entretanto, só é possível associar um gráfico com alias a uma definição de equipamento. No momento da visualização, o gráfico com alias aparece no widget Gráficos no painel Equipment (Equipamento). Além disso, os gráficos com alias se vinculam automaticamente a pontos para mostrar valores e status na visualização.
Nota: A vinculação automática estará disponível se a definição do equipamento e o modelo usado para o gráfico contiverem o nome curto do ponto. O nome curto deve ter uma correspondência exata na definição do equipamento e no modelo usado para o gráfico.
Como posso criar um gráfico com alias?
- Selecione a guia Graphics (Gráficos).
- Selecione Equipment Definitions (Definições de equipamento) na lista para ver as definições configuradas para seu arquivamento.
- Selecione uma definição de equipamento na lista. Nota: Não é possível criar ou atribuir mais de um gráfico com alias a uma definição de equipamento. Para criar gráficos adicionais, você pode criar ou atribuir gráficos de exceção aos equipamentos associados à definição. Consulte Criação de gráficos de exceções.
- Na lista de gráficos , clique em + ou em + ADD ALIASED GRAPHIC (+ Adicionar gráfico com alias). A janela New Graphic (Novo gráfico) é aberta.
- Selecione um modelo na lista Default (Padrão) ou na lista Custom (Personalizado).
- Insira um nome no campo Name (Nome). Nota: Os seguintes caracteres são inválidos para o nome do gráfico: <, >, :, ", /, \, ?, *, |, @, #, . (ponto) e , (vírgula).
- Se necessário, insira uma descrição.
- Selecione uma categoria de autorização.
- Clique em CREATE (Criar). O gráfico é aberto no Editor de gráficos. Para obter mais informações sobre como usar o Editor de gráficos, consulte Editor de gráficos.
Como posso criar gráficos com alias para um site somente gerenciador?
A criação de gráficos com vinculações com alias para uso em sites somente gerenciadores é um processo de várias etapas usando a SCT e a JCT. No procedimento a seguir, ambas as ferramentas são necessárias para criar gráficos que contenham vinculações com alias apenas para arquivamentos de gerenciadores.
Nota: O procedimento a seguir funciona para pontos de campo de alias que são mapeados diretamente abaixo de um dispositivo de campo. Esse processo não funciona para casos em que os pontos de campo sejam mapeados em pastas abaixo de um dispositivo de campo.
- Inicie a SCT e abra um arquivo que tenha um gerenciador como o Site Director.Importante: Se você não tiver um backup recente do arquivo, crie um backup antes de prosseguir.
- Para adicionar um servidor, conclua as seguintes etapas:
- No menu Insert , selecione Server.
- Selecione ADS e preencha o Insert Server Wizard usando as seleções padrão.Nota: O nome do servidor não importa, pois o servidor é apenas temporário e excluído em uma etapa posterior.
- Para inserir uma definição de equipamento, conclua as seguintes etapas:
- Expanda o servidor ADS recém-adicionado e selecione a pasta Equipment Definitions .
- Clique Nota: Como alternativa, importe uma definição de equipamento que você exportou anteriormente de outro arquivo e, em seguida, atualize os nomes curtos conforme necessário para corresponder aos controladores.
. Dê à definição do equipamento um nome descritivo.
- Edite a definição do equipamento para incluir todos os pontos necessários para o gráfico com alias.Nota: Para obter mais informações sobre as definições de equipamentos de edifícios, consulte a seção Insert Equipment Definition (Inserir definição de equipamento) em SCT: Ajuda da ferramenta de configuração do sistema (LIT-12011964) .
- Inicie a JCT e abra o arquivo das etapas anteriores. No menu do usuário, clique em Gerenciamento de recursos e Gerenciador de gráficos.
- Na lista Location (Local), selecione Equipment Definitions (Definições de equipamento).
- Para criar um gráfico, conclua as seguintes etapas:
- Na lista de gráficos , clique em + ou em + ADD ALIASED GRAPHIC (+ Adicionar gráfico com alias). A janela New Graphic (Novo gráfico) é aberta.
- Na lista, selecione o modelo de equipamento adequado. Por exemplo, se você estiver criando um gráfico para várias VAVs, selecione Terminal Unit e o modelo que contém principalmente os nomes curtos dos pontos nos VAVs.
-
No campo Name (Nome ), insira um nome para o gráfico.
Nota: Os seguintes caracteres são inválidos para o nome do gráfico:
<, >, :, ", /, \, ?, *, |, @, #, .( e , (vírgula)
. - Se necessário, no campo Description (Descrição ), insira uma descrição.
- Na lista Authorization Category (Categoria de autorização ), selecione a categoria necessária.
- Clique em CREATE (Criar).
- Para modificar e adicionar vinculações ao gráfico, no Editor de gráficos, conclua as seguintes etapas:
- Adicione vinculações com alias aos módulos de dados-chave no gráfico a partir da definição do equipamento que você criou.
- Substitua todas as vinculações de modelo por nomes curtos incompatíveis, excluindo as vinculações e usando arrastar/soltar para adicionar pontos com alias no lugar.
- Modifique os símbolos para atualizar qualquer vinculação com alias com nomes curtos incompatíveis.
- Remova qualquer vinculação ou símbolo desnecessário.
- Clique em SAVE (Salvar).
- Nas guias Tools (Ferramentas ), EXPORT GRAPHICS (Exportar gráficos) e Export (Exportar ), conclua as seguintes etapas:
- Na página SELECT SOURCE (Selecionar fontes ), na lista de fontes disponíveis , selecione o ADS. Clique no ícone de seta para a direita para adicionar o dispositivo à lista de fontes selecionadas .
- Clique em NEXT (Avançar).
- Na página CHOOSE CONTENTS (Escolher conteúdo ), selecione as caixas de seleção para os gráficos com alias que você criou ou modificou. Desmarque as caixas de seleção para qualquer modelo ou camada mestre.
- Clique em EXPORT (Exportar). Preencha a exportação e observe a localização do arquivo do arquivo de exportação.
- Na SCT, para excluir o servidor adicionado, conclua as seguintes etapas:Importante: Quando você excluir o servidor, a definição de equipamento que você criou ou modificou não existirá mais em seu arquivamento. Se quiser usá-la no futuro, exporte a definição do equipamento antes de prosseguir.
- Selecione o servidor e, no menu Editar , selecione Delete Items.
- Se seu arquivo incluir mais de um gerenciador no site, confirme se o gerenciador esperado foi promovido ao Site Director. Se necessário, altere o Site Director modificando a referência do Site Director do objeto de site.
- Na JCT, clique ). Você está desconectado da JCT.
- Faça login novamente na JCT e abra o arquivamento somente do gerenciador.
- Para importar, conclua as seguintes etapas:
- No menu do usuário, clique em Gerenciamento de recursos e Gerenciador de gráficos.
- Na guia Tools (Ferramentas), clique em IMPORT GRAPHICS (Importar gráficos).
- Na página SELECT FILE , clique em Choose File. Navegue até o arquivo .export que deseja importar e clique em Open (Abrir). Para confirmar que o arquivo é de uma fonte confiável, marque a caixa de seleção.
- Clique em NEXT (Avançar).
- Na página SELECT DESTINATION (Selecionar destino), selecione os gerenciadores onde deseja adicionar os gráficos com alias. Clique em IMPORT (Importar). Os gráficos com alias são importados para a pasta Graphics (Gráficos) em cada gerenciador selecionado.
- Clique em CLOSE (Fechar).
- Na SCT, os gráficos com alias agora estão visíveis na pasta de gráficos do gerenciador. Para aplicar o gráfico com alias aos controladores, conclua as seguintes etapas:
- Selecione todos os controladores aos quais pretende aplicar o gráfico com alias.
- Clique com o botão direito do mouse e selecione Modify .
- Marque a caixa de seleção para o atributo Graphic (Gráfico) na seção Graphic Association (Associação de gráficos) e modifique seu valor escolhendo o gráfico com alias que se aplica aos controladores selecionados.
- Marque a caixa de seleção para o atributo Alias do gráfico e, em seguida, insira um asterisco * em seu campo de edição.Nota: Quando você insere um asterisco para o valor do alias de gráfico, a SCT preencherá automaticamente a cadeia de alias para cada controlador com a referência do item do controlador.
- Clique em Enviar.
- Na JCT, clique ). Você está desconectado da JCT.
- Faça login de volta na JCT.
- Verifique se os gráficos com alias estão funcionando, clicando nos controladores e validando corretamente os dados dos pontos para as referências totalmente qualificadas.
- Na SCT, para abrir o Manage Archive Wizard, clique em arquivamento) e, em seguida, sincronize ou baixe os gerenciadores aos quais o gráfico com alias foi adicionado.
Como posso editar um gráfico com alias?
- Selecione a guia Graphics (Gráficos).
- Selecione Equipment Definitions (Definições de equipamento) na lista.
- Selecione uma definição de equipamento.
- Selecione um gráfico com alias na lista de gráficos. O gráfico com alias é exibido no painel de visualização.
- Clique no ícone de lápis no canto superior direito do painel de visualização. O gráfico é aberto no Editor de gráficos.
Como posso ativar um gráfico com alias que foi desativado para um equipamento?
- Selecione a guia Graphics (Gráficos).
- Selecione Equipment & Spaces (Equipamentos e espaços) na lista e selecione um equipamento.
- Selecione o gráfico de exceção e execute uma das seguintes ações:
- Exclua o gráfico de exceção da Metasys UI. Consulte Uso da lista de gráficos.
- Remova a associação do gráfico de exceção. Consulte Uso do painel de visualização.