O que é o diretório Custom Symbols (Símbolos personalizados)?
O diretório Custom Symbols (Símbolos personalizados) é uma pasta que contém os símbolos personalizados que você importa na Metasys UI e na JCT. Essa pasta precisa ser importada separadamente para a Metasys UI e a JCT, pois os modos Metasys UI e JCT não usam o mesmo local de pasta. Consulte Uso de símbolos
O que acontece com o diretório Custom Symbols (Símbolos personalizados) quando atualizo a aplicação?
Você precisa exportar o diretório Custom Symbols (Símbolos personalizados) antes de atualizar a aplicação. Quando a atualização for concluída, será necessário importar o diretório.
Como posso criar um novo símbolo personalizado?
Para criar um símbolo personalizado, consulte Símbolos personalizados da Metasys UI – Boletim técnico (LIT-12013054).
Como posso importar e exportar símbolos personalizados na JCT?
Para importar um símbolo personalizado, siga as etapas abaixo:
- Clique no ícone do menu do usuário.
- Clique em Feature Management (Gerenciamento de recursos).
- Clique em Graphics Manager (Gerenciador de gráficos).
- Clique em Tools (Ferramentas) no painel à esquerda.
- Clique em IMPORT CUSTOM SYMBOLS (Importar símbolos personalizados).
- Clique em Choose File (Escolher arquivo), navegue até o arquivo .zip relevante e selecione-o. Importante: Uma importação substitui os símbolos personalizados existentes. Certifique-se de que o arquivo .zip importado inclui todos os símbolos. É necessário importar um arquivo .zip e seu tamanho não pode exceder 1 GB.
- Marque a caixa de seleção para confirmar que o arquivo sendo importado não tem código mal-intencionado.
- Clique em IMPORT (Importar).
Para exportar um símbolo personalizado, siga as etapas abaixo:
- Clique no ícone do menu do usuário.
- Clique em Feature Management (Gerenciamento de recursos).
- Clique em Graphics Manager (Gerenciador de gráficos).
- Clique em Tools (Ferramentas) no painel à esquerda.
- Clique em EXPORT CUSTOM SYMBOLS (Exportar símbolos personalizados).
Por que um ícone de aviso amarelo é exibido em alguns símbolos?
Um ícone de aviso amarelo e um símbolo não disponível
exibidos em um símbolo indicam que o símbolo não está disponível, pois os pacotes de dispositivos necessários não são instalados ou não são compatíveis. O suporte para símbolos se baseia na versão do dispositivo no qual os símbolos são usados. Para obter mais informações, consulte Instalação e licenciamento de pacotes de dispositivos.
Como posso usar os símbolos?
Para adicionar um símbolo a um gráfico, siga as etapas abaixo:
- Clique em
.
- Selecione uma categoria de símbolo na lista alfabética.
- Selecione um símbolo e arraste-o até a tela do gráfico.
Para adicionar um símbolo personalizado a um gráfico, siga as etapas abaixo:
- Clique em
.
- Selecione Custom Symbols (Símbolos personalizados) na lista alfabética.Nota: Se a opção Símbolos personalizados estiver desativada, os pacotes de dispositivos necessários não serão instalados ou o recurso não será suportado. Para obter mais informações, consulte Instalação e licenciamento de pacotes de dispositivos.
- Clique na seta de expansão à esquerda de Custom Symbols (Símbolos personalizados) para ver a árvore de pastas. Nota: A estrutura de pastas que você cria no computador do Site Director ou da aplicação Web (computador de SCT) determina a estrutura na biblioteca de símbolos personalizados. Se você não criar pastas extras nesse local, só poderá ver as categorias padrão da Metasys UI na biblioteca de símbolos.
- Expanda a subpasta na árvore de pastas para ver os símbolos. Nota: Os símbolos que não estão em uma subpasta serão mostrados acima da lista de subpastas.
- Selecione um símbolo e arraste-o até a tela do gráfico.
Consulte as categorias padrão de símbolos da Metasys UI nesta Ajuda para obter informações sobre as propriedades do painel de propriedades e as propriedades de vinculação dos símbolos.
- Símbolos básicos
- Serpentinas de ar
- Dampers de ar
- Ventiladores
- Filtros de ar
- Unidade de tratamento de ar (completa)
- Sensores de ar
- Caldeiras
- Vigas frias
- Chillers
- Torres de resfriamento
- Unidades de CRAC (completas)
- Dutos
- Elétricos
- Unidades de fan coil
- incêndio
- Planta baixa
- Trocadores de calor
- iluminação
- Medidores
- Rede
- Tubos
- Unidades de teto (completas)
- Segurança
- Unidades de terminais
- Sistemas VRF
- Bombas de água
- Sensores de água
- Válvulas de água
Para editar um símbolo (dimensionar, copiar, colar, excluir, girar, agrupar ou desagrupar), consulte Uso da tela do gráfico: edição de um gráfico.
Para editar as propriedades comuns de um símbolo, consulte Propriedades comuns.
Para usar as opções da barra de ferramentas de edição para um símbolo, consulte Barra de ferramentas de edição.
Para editar as vinculações de um símbolo, consulte Uso de vinculações.
Quais são os recursos disponíveis para símbolos?
- A maioria dos símbolos contém vinculações com alias padrão, representadas pelos nomes curtos dos pontos. Quando você usa um símbolo e ponto já existe no equipamento, o símbolo é automaticamente vinculado ao ponto para exibição de dados em tempo real na visualização. Na maioria dos símbolos com vinculações por padrão, se o ponto não for resolvido no momento da visualização, o símbolo não será exibido. Entretanto, alguns símbolos têm um comportamento diferente, incluindo o do módulo de dados-chave. Em geral, para incluir na visualização um símbolo que não tem um ponto de vinculação que pode ser resolvido, exclua a vinculação da lista na barra de ferramentas de edição. Nota: Se os nomes curtos dos pontos não corresponderem às vinculações com alias padrão, as vinculações dos pontos não serão resolvidas.
- Se um símbolo não estiver vinculado a pelo menos um ponto, sua animação não será exibida no momento da visualização. Alguns símbolos poderão não aparecer se não estiverem vinculados a um ponto.
- Para ver todas as vinculações de pontos de um símbolo no Editor de gráficos, selecioneShow All (Mostrar tudo).
- Se um símbolo tiver uma ação de clique padrão, a vinculação de navegação não estará disponível no símbolo. Por exemplo, nenhum símbolo de caixa de valores tem uma vinculação de navegação disponível.
- No caso de símbolos com propriedades similares, após a configuração das propriedades do símbolo na tela do gráfico, qualquer símbolo subsequente posicionado na tela herdará as propriedades do primeiro símbolo. Essa funcionalidade é útil quando se trabalha com símbolos de dutos, tubos ou básicos.
- Os símbolos personalizados não estão disponíveis. Entretanto, é possível usar formas e outros símbolos para criar um símbolo personalizado no gráfico.